Com a modernização das relações trabalhistas, o PIS (Programa de Integração Social) também passou por mudanças. Agora, é possível visualizar a numeração pelo app. Mas, com essa afirmativa, certamente você deve se perguntar: onde vejo meu PIS na carteira de trabalho digital?
Verificar o PIS na CTPS pelo aplicativo é uma facilidade que traz mais segurança e praticidade para o trabalhador. Pensando nisso, na matéria desta quarta-feira (12) do Notícias Concursos, explicaremos como você pode acessar a versão online, assim, não ficará mais com a dúvida de onde vejo meu PIS na carteira de trabalho digital.
Leia mais: MUDANÇAS NO PIS ABRIL 2023: LULA VAI LIBERAR NOVA TABELA PIS 2023 HOJE (11/04)? ANTECIPAÇÃO DO PIS…
O PIS é um programa criado pelo Governo Federal em 1970 para promover a integração social do trabalhador e distribuir renda de forma mais justa. Ele é financiado pelas empresas, que devem contribuir com um percentual sobre a folha de pagamento. O valor arrecadado é utilizado para pagar benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego.
A carteira de trabalho digital é uma versão eletrônica da carteira de trabalho em papel. Para acessá-la, o trabalhador deve baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar o site. Depois de fazer o login com os dados pessoais, é possível visualizar todas as informações relacionadas ao histórico trabalhista, incluindo o número do PIS.
Na tela inicial do aplicativo ou site, o trabalhador deve clicar em “Benefícios” e, em seguida, em “PIS”. Nessa seção, é possível visualizar o número, a data de cadastro, a situação atual e o valor disponível para saque, caso haja direito ao Abono Salarial.
Vale lembrar que o PIS também pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal, mas para isso é necessário ter em mãos o número e a senha cadastrada. Na carteira de trabalho digital, a consulta é mais simples e rápida, pois todas as informações estão centralizadas em um só lugar.
O número do PIS é importante porque ele é usado para identificar o trabalhador em diversos sistemas do governo, como o Cadastro Único e o eSocial. Além disso, é com ele que o trabalhador pode sacar o Abono Salarial e verificar se tem direito ao Seguro-Desemprego.
Caso o trabalhador não saiba o número, é possível encontrá-lo na carteira de trabalho em papel, no extrato do FGTS ou na folha de pagamento do mês anterior. Se mesmo assim não for possível encontrá-lo, é preciso entrar em contato com a empresa em que trabalha ou com a Caixa Econômica Federal.
Em suma, a carteira de trabalho digital trouxe mais praticidade e segurança para os trabalhadores, que agora podem consultar suas informações trabalhistas em um só lugar. Encontrar o PIS na carteira de trabalho digital é fácil e rápido.
Ademais, é importante saber a numeração para ter acesso a benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego. Se você ainda não baixou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, aproveite para fazer isso agora. Assim, tenha todas as suas informações trabalhistas na palma da mão.