Com o passar dos anos é comum um adulto ou idoso apresentar algum incomodo na região das costas, entretanto, quando elas surgem de forma intensa pode ser sinal de que há algo errado com o nervo ciático.
O nervo ciático é o maior tendão do corpo humano, abrangendo desde o final da coluna, glúteos, posterior da coxa, joelhos até os pés.
Quando sintomas como formigamento e pontadas surgem neste trajeto, é devido à compressão ou até inflamação no nervo, que além desses sinais, também resulta na dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar.
A compressão no nervo pode resultar na dor intensa no fundo das costas, glúteos, pernas, inclusive, ao se esticar ou andar.
Esta compressão pode ser ocasionada pela presença de uma hérnia de disco lombar, um aperto no canal onde passa a medula óssea, desalinhamento da vértebra e até após o aumento do tônus do glúteo, através da contratura do músculo piriforme.
Grávidas também costumam apresentar dor no local, já que o rápido aumento de peso e crescimento da barriga pode levar à compressão do nervo.
Os tratamentos para aliviar as dores causadas pela compressão ou inflamação do nervo ciático são diversos. Incluindo desde exercícios físicos até cirurgias.
O recurso adotado será de acordo com o diagnóstico e grau de anormalidade do nervo de cada paciente. Os mais comuns são:
Algumas práticas diárias podem reduzir os riscos de problemas no nervo ciático, entre elas, os alongamentos, pilates, hidroginástica, inclusive, manter a postura sempre ereta quando estiver sentado.
Controlar o peso e cuidar da alimentação também são excelentes estratégias de prevenção, já que o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, reduzem as chances de inflamação não só no nervo, com em todo o organismo.
Leia mais: Confira dicas do Detran para evitar dor na coluna ao dirigir