Anti-inflamatórios naturais são alternativas para irritações na garganta

photo-1514733670139-4d87a1941d55
Banco de Imagens: Unsplash

Com a chegada do outono, neste último sábado dia 20, a incidência de problemas respiratórios aumenta, já que o clima seco e a queda de temperatura acabam favorecendo essas condições.

Visto que muitas pessoas estão evitando os locais de serviço de saúde, já que a orientação é procurar atendimento apenas em casos urgentes, a busca por soluções alternativas para tratar ocorrências leves vem crescendo.

A fim de fugir da automedicação e dos seus ricos, o uso de produtos naturais com propriedades curativas é uma estratégia já bem tradicional, entretanto, tem se tornado tendência durante este período de maiores cuidados com a saúde.

Entre as opções, os anti-inflamatórios naturais são os mais priorizados, pois garantem que irritações leves na garganta, ouvido e em outras partes do corpo sejam solucionadas com muita eficiência.

Apesar disso, vale destacar, que esses recursos são indicados para casos leves. Se a irritação não passar ou o quadro se agravar, o mais indicado é buscar uma orientação médica.

Principais anti-inflamatórios naturais

photo-1484836443634-3d3fd80edccf
Banco de Imagens: Unsplash

Alguns, sem dúvidas já são bem conhecidos, visto que fazem parte daquelas receitas milagrosas, que se propagam de geração em geração. Outros podem ser considerados novidades, que surpreendem pelas propriedades estabilizantes ao organismo.

Esses ingredientes podem ser usados para a composição de águas aromatizadas, chás, vitaminas e gargarejos, inclusive, vale apostar na junção, a fim de potencializar os resultados.

Chá de limão, mel e gengibre

Um clássico no combate aos sintomas dos problemas respiratórios, a junção de limão, mel e gengibre pode ajudar no tratamento da garganta inflamada, devido às propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que estes alimentos possuem. Além disso, esse chá ainda garante um combo de vitamina C ao organismo.

Vitamina de abacate com mel

O abacate é fonte de beta-sitosterol, uma substância anti-inflamatória, que é potencializada com a presença da vitamina E do fruto. Já o mel proporciona uma lubrificação na garganta, reduzindo a dor da infamação, além de garantir nutrientes, que auxiliam na defesa do sistema imunológico.

Shot de alho

O alho é rico em quercetina, um composto que ajuda a reduzir o processo inflamatório. Quando usado em união a outros ingredientes em um poderoso shot, pode aliviar, inclusive, prevenir inflamações na garganta.

Para este shot anti-inflamatório basta adicionar um dente de alho cru bem amassado, suco de meio limão, um pedaço pequeno de gengibre ralado, 15 gotas de extrato de própolis e meio copo de água. Os shots devem ser bebidos em dose única, se possível, regularmente.

Outros alimentos com propriedades anti-inflamatórias também devem ser adicionados à dieta para que as inflamações sejam amenizadas, tais como:

  • Cúrcuma ou açafrão-da-terra
  • Azeite de oliva
  • Alecrim

Durante a inflamação na garganta, também é importante não fumar, evitar alimentos ultra processados, frituras, carne vermelha e alimentos açucarados, visto que eles são considerados como pró-inflamatórios.

Lembrando que os sintomas comuns desta condição são: desconforto na garganta, tose seca, vermelhidão no local, febre baixa, mau hálito e até ínguas no pescoço.

Doença como gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite costumam apresentar esta consequência, entretanto, a garganta inflamada pode surgir após inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.