Marketing Digital

Do 1.0 ao 4.0 – As Fases do Marketing

O Marketing Digital evoluiu de acordo com o mercado, sendo assim, fatores tecnológicos interferiram diretamente nessas alterações. Veja mais!

O Marketing Digital foi faseado?

As fases do Marketing se referem a evolução tecnológica e fatores inerentes a tais mudanças, como as necessidades do cliente e a inovação do mercado.

A base estrutural do Marketing é a mesma, porém, com os avanços da sociedade foi necessária uma adaptabilidade da área, de modo que acompanhasse as mudanças do mercado e seus reflexos no comportamento de compra do cliente.

Vender! – Marketing 1.0

O foco do Marketing 1.0 era as vendas dos produtos. Sendo assim, não havia um relacionamento com o cliente. Esse tipo de marketing surgiu na revolução industrial, tal como o conceito de administração.

O que o cliente quer? – Marketing 2.0

Essa segunda fase do Marketing foi orientada pelo consumidor. Sendo assim, começava um entendimento de que as vontades do consumidor também eram importantes dentro da negociação, e não apenas a precificação. Nessa fase também ocorreu a inserção de fatores tecnológicos, dando início a necessidade do marketing digital.

O que essa empresa valoriza? – Marketing 3.0

O Marketing passou a valorizar os valores pessoais dos clientes. Ou seja, as entregas de valores da empresa ficam mais expostas.

Nessa fase o consumidor é estimulado de forma dinâmica pela tecnologia, ao passo que o consumidor se torna mais criterioso quanto aos objetivos das empresas e princípios importantes como sustentabilidade.  Começa então um relacionamento com a audiência baseado em valores e conceitos.

O que o cliente quer, precisa e valoriza? – Marketing 4.0

O Marketing 4.0 é uma atualização do Marketing que 3.0, estamos nessa dinâmica na atualidade. Sendo assim, as necessidades do cliente passam a fazer parte de diversas estratégias. A empresa passa a ser vista como uma solução ao cliente em todas as suas necessidades, explora-se o conceito da dor da persona. Todas as demandas são rápidas e as atualizações do mercado impactam diretamente nas estratégias das empresas.