O Marketing Digital foi faseado?
As fases do Marketing se referem a evolução tecnológica e fatores inerentes a tais mudanças, como as necessidades do cliente e a inovação do mercado.
A base estrutural do Marketing é a mesma, porém, com os avanços da sociedade foi necessária uma adaptabilidade da área, de modo que acompanhasse as mudanças do mercado e seus reflexos no comportamento de compra do cliente.
Vender! – Marketing 1.0
O foco do Marketing 1.0 era as vendas dos produtos. Sendo assim, não havia um relacionamento com o cliente. Esse tipo de marketing surgiu na revolução industrial, tal como o conceito de administração.
O que o cliente quer? – Marketing 2.0
Essa segunda fase do Marketing foi orientada pelo consumidor. Sendo assim, começava um entendimento de que as vontades do consumidor também eram importantes dentro da negociação, e não apenas a precificação. Nessa fase também ocorreu a inserção de fatores tecnológicos, dando início a necessidade do marketing digital.
O que essa empresa valoriza? – Marketing 3.0
O Marketing passou a valorizar os valores pessoais dos clientes. Ou seja, as entregas de valores da empresa ficam mais expostas.
Nessa fase o consumidor é estimulado de forma dinâmica pela tecnologia, ao passo que o consumidor se torna mais criterioso quanto aos objetivos das empresas e princípios importantes como sustentabilidade. Começa então um relacionamento com a audiência baseado em valores e conceitos.
O que o cliente quer, precisa e valoriza? – Marketing 4.0
O Marketing 4.0 é uma atualização do Marketing que 3.0, estamos nessa dinâmica na atualidade. Sendo assim, as necessidades do cliente passam a fazer parte de diversas estratégias. A empresa passa a ser vista como uma solução ao cliente em todas as suas necessidades, explora-se o conceito da dor da persona. Todas as demandas são rápidas e as atualizações do mercado impactam diretamente nas estratégias das empresas.