O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) disse em entrevista que o lançamento do programa Desenrola ainda não está definido, mas que acredita que o Governo Federal vai conseguir concluir todo o trabalho até o próximo mês de julho. Este é o programa que promete reduzir o nível da inadimplência no Brasil.
O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado. Contudo, quase seis meses depois da sua posse, nada foi oficialmente lançado neste sentido. O Ministro da Fazenda afirma que a demora ocorre porque o projeto vai precisar funcionar dentro de uma base sofisticada.
A ideia do Governo Federal é criar uma espécie de aplicativo que vai permitir que as pessoas em situação de inadimplência entrem em contato direto com os credores. Assim, eles poderiam realizar as suas negociações dentro do sistema que está sendo desenvolvido. A avaliação é de que o aplicativo é complexo, e é justamente este ponto que está fazendo com que o processo demore.
“O dinheiro já está reservado, a lei já está redigida. O problema do (programa) Desenrola, é que eu dependo dos credores se entenderem sobre a plataforma onde o leilão vai acontecer. Porque não é todo credor que vai participar do Desenrola, é o credor que der o maior desconto para o devedor”, disse o Ministro da Fazenda.
“Porque se o governo vai entrar com recurso público, eu tenho que garantir não que simplesmente o credor simplesmente receba, eu tenho que garantir que ele dê um desconto bom – até porque os juros que se cobra sobre atraso sobre pagamento no Brasil é uma coisa que inviabiliza qualquer família. E aí o governo garante o pagamento”, completou o Ministro em entrevista à Rádio CBN.
“Nós vamos lançar a partir do meio do ano. Se tem alguém ansioso com esse projeto é a Fazenda”, disse o secretário do Ministério. Ele evitou, no entanto, cravar uma data para o lançamento do app que vai gerar o conteúdo para que o projeto comece a funcionar de fato.
Problema pode ser mais grave
A ideia de que o programa Desenrola está demorando para sair do papel por causa de problemas no sistema operacional é a versão oficial do Governo Federal. Informações de bastidores, porém, apontam para uma outra direção.
Segundo apurações da agência de notícias Reuters, membros do Governo Federal ainda não sabem exatamente quando é que o programa vai realmente poder sair do papel. O problema, ainda de acordo com esta apuração, é que o poder executivo ainda não estaria afinado com o setor privado.
Fontes do Ministério da Fazenda também admitiram para a agência que não será possível lançar o programa em um curto espaço de tempo. Eles avaliam que é melhor esperar mais e entregar algo melhor estruturado, do que lançar o projeto agora com vários pontos que ainda não estão claros nem mesmo para o Ministério.
Lula critica demora no Desenrola
Mesmo que em tom de brincadeira, o presidente Lula já criticou a demora no lançamento do programa Desenrola. Em evento recente, ele se dirigiu ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad para cobrar mais velocidade do seu Ministério.
“Eu lembro que eu dizia na campanha que, se a gente não fizer, dá a impressão de que a gente está enrolando o povo. Como o programa chama Desenrola, Haddad, eu queria que você, a sua equipe, fizesse uma conversa na Casa Civil, preparasse esse programa para gente lançar. Por mais dificuldade que a gente possa ter, tem que ter um começo”, disse o presidente.
“E nós precisamos lançar esse programa para ver se a gente termina com a dívida que envolve quase 60 milhões de pessoas que estão se endividando no cartão de crédito para comprar o que comer. Não tem sentido. vamos desenrolar, pelo amor de Deus. Vamos desenrolar aí”, brincou.