Suspensão de reajuste de plano de saúde atinge 42% dos usuários

Suspensão entre setembro e dezembro foi decretada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar

A suspensão do reajuste dos preços dos planos de saúde entre setembro e dezembro de 2020 irá beneficiar 42% dos usuários do setor. A suspensão foi decretada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), foi feita ação judicial protocolada pela entidade contra a reguladora. A solicitação foi de que esse benefício seja válido para todos os 46,7 milhões de brasileiros que possuem planos de saúde. A ação também solicita que os consumidores sejam ressarcidos pelos aumentos.

“Nada justifica que mais da metade dos consumidores do setor sejam excluídos, se estão todos no mesmo barco nesta pandemia. Além disso, notas técnicas preparadas por diretorias da ANS mostram claramente que a medida poderia ser suportada pelas operadoras. Diferentemente do que aconteceu em outros setores, a pandemia fez bem economicamente para as empresas desse segmento”, afirmou a advogada Ana Carolina Navarrete, do programa de Saúde do Idec, segundo o jornal Extra.

No segundo trimestre deste ano, o lucro das empresas triplicou, quando comparado ao segundo trimestre de 2019. De acordo com a Nota Técnica nº 4, da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras (Diope), houve lucro de R$ 9 milhões este ano, contra R$ 3 milhões no mesmo período do ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.