O currículo do candidato é um documento profissional que deve ser elaborado de maneira objetiva para ganhar destaque no mercado de trabalho atual.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para a análise curricular, por isso, o perfil do candidato deve ser objetivo, sucinto e organizado.
Considere informar seus dados pessoais, destacando meios de contato. Sendo assim, evite informações excessivas, como números referentes aos seus documentos pessoais, por exemplo.
O objetivo no currículo pode ser inserido de maneira concreta. Sendo assim, é viável que informe o seu cargo pretendido, considerando a área de atuação e o nível hierárquico. Por exemplo: gerente de faturamento; analista de marketing digital; assistente de vendas; auxiliar de logística etc.
O destaque de sua experiência profissional ocorre pela objetividade das informações. Sendo assim, informe o nome das organizações nas quais trabalhou e o período de sua atuação. Lembre-se de que o currículo será explorado durante uma entrevista de emprego, portanto, seja sucinto na definição de suas atividades principais.
No que diz respeito a sua escolaridade, destaque cursos concluídos e cursos em andamento. Lembre-se de informar a previsão de término do curso atual e a modalidade de ensino, se online ou presencial, caso seja um estudante.
Além de destacar as informações de maneira sucinta, é importante que preze pela coerência e organização durante a elaboração do seu currículo. Por isso, é viável priorizar a ordem cronológica inversa durante a construção do seu currículo, para que as informações atuais se destaquem naturalmente.
É aconselhável que o candidato atualize o seu perfil no Linkedin de maneira contínua, de modo que os currículos enviados para as empresas estejam sempre atualizados. Visto que o Linkedin é uma ferramenta amplamente utilizada no recrutamento e seleção de diversas empresas. Portanto, ao atualizar o seu currículo, lembre-se de atualizá-lo em todas as plataformas.
Além disso, o Linkedin pode ser utilizado para o direcionamento do seu currículo no mercado, destacando positivamente a sua carreira e direcionando os envios para empresas de seu interesse.
Sendo assim, é uma ferramenta importante para o candidato, bem como uma ferramenta muito utilizada pelas empresas. Portanto, faça as devidas adaptações e destaque seu perfil profissional de modo objetivo dentro da dinâmica do mercado atual.