A entrevista de emprego é um momento importante para o direcionamento profissional do candidato. Visto que se refere a uma etapa que objetiva explorar positivamente o seu currículo.
Por isso, a entrevista de emprego deve ser conceituada como uma forma de apresentação e não como uma maneira de pressionar o candidato, pois o conceito de entrevista de emprego como um julgamento pode ser autossabotador para o candidato.
Uma vez que ao entender a entrevista dessa maneira, o candidato tende a elevar exponencialmente o seu grau de ansiedade durante o processo de recrutamento e seleção.
Por isso, entenda que o seu currículo foi aprovado em uma etapa de triagem importante, assim sendo, a entrevista de emprego é um complemento para o direcionamento do seu perfil profissional.
É importante que leve para a entrevista de emprego situações vivenciadas em empresas anteriores, destacando os seus pontos fortes. Por exemplo, fale sobre a sua capacidade de gerir pessoas; alcançar metas; resiliência; implementação de sistemas; direcionamento de projetos; controles internos; atendimento ao cliente; inovação de processos; entre outros pontos que sejam pertinentes a realidade de seu perfil profissional.
Por outro lado, o equilíbrio das informações é fundamental. Por isso, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente uma solução de forma natural.
Por exemplo, ao destacar que precisa evoluir no que tange a um conhecimento determinado para um sistema utilizado na sua área profissional, informe também que já está realizando cotações com diversas instituições do segmento.
A postura do candidato é um ponto que transmite diversas informações para o profissional que conduz a gestão do processo seletivo. Por isso, adote uma postura parte participativa e evite uma postura fechada. Por exemplo, não cruze braços e pernas, controle o seu tom de voz, trabalhe a sua respiração e mantenha contato visual com o profissional que conduz a seleção.
Certamente, estes são pontos que devem ser adaptados à sua personalidade, entretanto, são fundamentais para a avaliação realizada pela empresa. Sendo assim, direcione seu comportamento para que ele seja genuíno de modo que o resultado da entrevista de emprego seja correlato ao seu perfil e analise as objetividades envolvidas no processo seletivo.