O Banco do Brasil teve seu último certame em 2021 para o cargo de escriturário. Assim, milhares de candidatos que se dedicaram, conseguiram passar na prova, sendo o total de aproximadamente cinco mil candidatos convocados.
No entanto, a seleção tem validade prevista para finalizar no mês de julho de 2024. Com isso, vem a especulação acerca da possibilidade de se prorrogar o edital até o ano que vem, o que dará chance para quem ainda não foi convocado. Mas, será que isso realmente acontecerá?
O último concurso do Banco do Brasil ocorreu em 2021, com a disponibilização de 4.480 vagas para o cargo de escriturário. Com a organização da banca Cesgranrio, entre as regras determinadas estavam:
O cargo de escriturário necessita da apresentação do diploma do ensino nível médio que foi expedido por uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação).
Os candidatos do concurso do Banco do Brasil passaram pelas seguintes etapas:
Até a presente data, o Banco do Brasil convocou 4.898 candidatos que foram classificados no certame para escriturário. A chamada é feita conforme a disponibilidade do orçamento e necessidade de colaboradores. O certame ofereceu inicialmente 6.000 vagas para escriturário, com nível médio. No entanto, posteriormente, foram acrescidos 525 vagas para PcD (Pessoa com Deficiência).
Os aprovados são contratados no regime celetista, recebendo o salário inicial de R$ 5.436,03, composto por:
No mês de março de 2024, o TCU (Tribunal de Contas da União) fez a recomendação para o Banco do Brasil realizar outro concurso, mas, desta vez, exclusivo para PcDs. Isso porque a instituição bancária, ao que parece, ainda não cumpre a legislação determinante das reservas de 5% das vagas de trabalho para tal público.
No entanto, o Banco do Brasil solicitou um reexame por parte do TCU, que manteve a recomendação. O Tribunal de Contas determinou que o banco cumpra com 12,5%, no mínimo, dos postos disponíveis em seus concursos reservados para PcDs a fim de que se chegue à meta dos 5%. A instituição bancária também precisa efetivar um acompanhamento do perfil dos empregados, disponibilizando informações atuais acerca do total dos postos ocupados.
Essa seria uma oportunidade incrível para escriturários que querem desenvolver suas competências e habilidades para se destacar profissionalmente. Durante a carreira, o colaborador do Banco do Brasil pode aproveitar a oportunidade da UniBB (Universidade Corporativa Banco do Brasil), com bolsas para graduação, pós-graduação, qualificações e idiomas.
Conforme informações dadas pelo próprio Banco do Brasil, a prorrogação do certame ainda está passando por análise, pois a instituição não chegou na sua decisão final. Os classificados estão sendo convocados, com a possibilidade da prorrogação sendo avaliada.
Como o banco sabe o quanto é importante manter os interessados informados, assim que tudo for definido, ou seja, se haverá a prorrogação ou não, o Banco do Brasil divulgará a decisão em publicação oficial, garantindo transparência sobre os desdobramentos do concurso.