Começou oficialmente nesta segunda-feira (7), o processo de consulta aos saldos dos valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. De acordo com as informações oficiais, pelo menos uma parte dos cidadãos já pode acessar o site oficial do Banco Central (BC) para saber qual é o montante que o está esperando.
Ainda segundo informações oficiais, essas pessoas poderão não apenas fazer a consulta ao valor como também pedir a transferência do mesmo. Em regra, esses cidadãos terão a opção de pegar esse dinheiro via pix, documento de crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED). Todas essas formas são devidamente aceitas.
O que se sabe é que os cidadãos têm um prazo para fazer esse pedido de transferência. Estamos falando de 12 dias úteis contando exatamente desta segunda-feira (7). Para fazer essa consulta e o pedido da quantia o site é exatamente o mesmo. Para ir até lá, basta clicar neste link sobre essa linha.
Leia Também: Milhares de Vagas de Empregos Abertas em Todo Brasil
Essa consulta e possibilidade de transferência não irão servir para todo mundo. Como se sabe, o Banco Central chegou a liberar essa análise para os cidadãos ainda no último mês de fevereiro. As pessoas poderiam ver, portanto, se tinham algum dinheiro disponível no sistema. Mas elas não sabiam qual era o valor.
Agora, apenas os indivíduos que têm algum patamar é que poderão fazer a consulta e a transferência. Mas calma. Não é para todo mundo. O BC afirma que existe um calendário. Nesta segunda-feira, o sistema está fazendo a liberação da consulta apenas para as pessoas que nasceram antes do ano de 1968 ou criaram uma empresa antes deste ano.
É preciso mudar de selo
De acordo com o BC, o cidadão que deseja fazer a transferência do dinheiro precisa prestar atenção em uma série de pontos. O primeiro deles é que vai ser preciso criar uma conta no sistema gov.br que seja nível prata ou ouro.
Quem tem um perfil nível bronze não vai poder fazer essa transferência. A boa notícia para esses cidadãos é que é possível mudar de categoria apenas através do site oficial. O processo inteiro não demora mais do alguns minutos.
Prazos do calendário
De acordo com as informações do calendário oficial do sistema, as pessoas que nasceram antes de 1968, precisam fazer o pedido de transferência entre os dias 7 e 11 de março. Caso contrário, eles poderão acabar perdendo o montante.
Há, no entanto, a situação daqueles que esquecem de fazer esse pedido. Para estas pessoas, haverá ainda uma repescagem no dia 12 de março. Mas a dica inicial dos analistas é fazer esse pedido o quanto antes.
E se eu não consultar dinheiro em nenhuma data?
De acordo com o Banco Central, isso não muda o fato de que o dinheiro é seu. “Mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver”, diz o banco.
“Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate”, completa o banco. É preciso, portanto, prestar atenção nestes detalhes.