Dinheiro esquecido nos bancos. O Banco Central (BC) estimava que a segunda fase de consultas do Sistema Valores a Receber (SVR) começaria no dia 2 de maio. No entanto, devido à greve dos servidores da instituição, a data teve adiamento e até momento não possui uma nova previsão.
Todavia, a referida greve encerrou há algum tempo, mas os valores continuam esquecidos. Neste sentido, o BC anunciou que, em breve, irá divulgar um novo calendário de reabertura do sistema para os cidadãos interessados em fazer as consultas.
Através do SVR, as pessoas conseguem verificar se possuem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira ou em consórcio, por exemplo. Também é possível resgatar os valores por meio do portal do Banco Central com uma conta Gov.br, nível prata ou ouro.
De acordo com o banco, cerca de R$ 8 bilhões estão esquecidos pelos brasileiros. No entanto, metade deste valor já foi repassado aos seus titulares na primeira fase de devolução do sistema, ou seja R$ 4 bilhões aproximadamente.
Segundo as informações do BC, na nova rodada de devolução, o cidadão poderá verificar se há saldo presente concernente a:
O Sistema Valores a Receber conta com algumas mudanças após conclusão da primeira fase. Uma delas é que não será necessário realizar o agendamento. Dessa forma, o cidadão poderá solicitar o saque do dinheiro no momento da primeira consulta.
Além disso, o sistema vai contar com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente, uma vez que os dados passarão por atualização e pode haver uma nova quantia disponível para você sacar.
É importante frisar que até o momento não há uma previsão para as consultas ou repasses dos valores. De todo modo, os cidadãos esperam que essa liberação ocorre ainda neste mês de outubro. O procedimento é realizado pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
Após efetuar a sua conta inicial no sistema Valores a Receber, é necessário sacar os valores, caso você possua quantia disponível.
A seguir, veja como sacar valores a receber: