Categorias: Economia

“Dinheiro esquecido”: aposentados podem pedir dinheiro do consignado

Os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos de empréstimos consignados nos seus vencimentos, poderão solicitar o valor de volta por meio da consulta do “dinheiro esquecido em bancos”.

Infelizmente, essa consulta e liberação só deve acontecer na segunda fase, a partir de 2 de maio. Desde o início desta semana, os outros grupos já podem consultar a sua situação e ver se tem algum valor para receber do dinheiro esquecido em bancos.

Mesmo os aposentados que não tiveram desconto consignado indevido, podem entrar no sistema e verificar se não há valores de devolução, seja devido a cobrança de taxas indevidas ou fechamento de conta que ainda havia dinheiro.

Como resgatar o dinheiro esquecido em bancos?

Para resgatar o dinheiro que tem direito você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e depois:

  • Informe o seu CPF ou CNPJ  e verifique se você tem direito a algum dinheiro;
  • Guarde a data informada;
  • Volte na data no site valoresareceber.bcb.gov.br e veja o valor disponível para você.

Para solicitar os valores é preciso ter nível ouro no perfil na conta gov.br.

“No momento da consulta em valoresareceber.bcb.gov.br, o cidadão saberá se tem valor a receber [de instituições financeiras] e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março de 2022”, declarou o BC.

Sua conta precisa estar no nível ouro

Para conseguir ter acesso ao dinheiro ‘esquecido’ em bancos é preciso ter a sua conta no gov.br no nível ouro, isso para garantir a segurança dos valores. Veja o nosso artigo especial no assunto e siga as instruções necessárias para aumentar o nível da sua conta, caso ainda não seja ouro.

Valores liberados

Estima-se que o dinheiro ‘esquecido’ em bancos atinja cerca de R$ 8 milhões e serão liberados a partir de 7 de março, para todas as pessoas que tiverem direito e solicitarem os valores.

Cuidado com golpes!

O Banco Central informou que nenhuma ligação ou envio de comunicação por e-mail, redes sociais ou WhatsApp serão feitas, por isso, em caso de qualquer informação do tipo, desconfie

Ligações para liberação do dinheiro também não devem ser realizadas e muito menos links enviados por qualquer canal de comunicação. Não passe seus dados por telefone e nem preencha qualquer formulário com o assunto que não tenha relação com os site oficiais, mencionados acima.