A dificuldade para se desconectar do trabalho pode aparecer por uma série de motivos e, quando aparece, pode tornar os dias de descanso mais difíceis, pois as preocupações laborais permanecem. Nesses casos, pensar em medidas para minimizar esse problema é um caminho interessante para construir uma rotina mais saudável e que não sobrecarregue emocionalmente o indivíduo.
Porém, obviamente não é simples se desconectar do trabalho quando estamos preocupados com algo importante. Contudo, existem medidas que podem contribuir em algumas situações.
Esperamos ajudar você nessa empreitada. Acompanhe e reflita considerando os pontos que detalhamos no decorrer deste conteúdo.
Como lidar com a dificuldade para se desconectar do trabalho?
A dificuldade para se desconectar do trabalho pode surgir quando precisamos resolver algo importante, quando cometemos um equívoco ou, simplesmente, quando não conseguimos impôr um limite entre a vida profissional e a pessoal que é vivida fora da empresa – entre outros fatores singulares.
Apesar de ambas as vidas se entrelaçarem, por sermos um ser humano inteiro, ainda assim esse excesso e preocupação nas horas de descanso podem sobrecarregar o bem-estar do sujeito. Por isso, é interessante considerar algumas maneiras de minimizar essa dificuldade.
Embora não exista receita de como se desconectar do trabalho, podemos pensar em alguns cenários e atitudes, como por exemplo:
1. O que está preocupando você?
Você saberia nomear exatamente o que está preocupando você? Pense um pouco sobre isso.
Às vezes, estamos com dificuldade para se desconectar do trabalho, mas, na prática, nem conseguimos dizer o motivo para isso.
Sendo assim, refletir sobre os problemas que possam estar fazendo você pensar demais no trabalho, inclusive nos momentos de descanso, é uma forma de poder começar a reorganizar a situação.
Se você souber o que pode estar “roubando a sua paz”, fazendo pensar no trabalho o tempo todo, pode ser que você encontre subsídios para enfrentar essas situações.
Dessa maneira, sugerimos que você anote no papel quais são as suas preocupações neste momento.
2. Defina um plano para as ações que devem ser tomadas
Depois de ter, na ponta do lápis, os motivos pelos quais você pode estar tendo dificuldade para se desconectar do trabalho, considere criar um plano de ação para cada demanda.
Esse processo pode exigir tempo, mas também pode te ajudar a pensar em estratégias que serão colocadas em prática na rotina de trabalho, e não nos momentos em que você gostaria de estar desconectado.
Quando conseguimos visualizar tudo o que acontece e tudo o que precisa ser feito no trabalho, podemos nos sentir mais seguros sobre os nossos próximos passos.
3. Cuidado com a autocobrança excessiva
A autocobrança excessiva também pode ser um dos motivos pelos quais você tem dificuldade para se desconectar do trabalho. Pare e pense: será que você não tem cobrado resultados exorbitantes e, por isso, está tendo dificuldades para não pensar no trabalho nos momentos de lazer?
Nessas situações, sugerimos que você considere a possibilidade de buscar ajuda psicoterapêutica, pois isso também pode promover efeitos interessantes frente à autocobrança excessiva e à dificuldade para se desconectar do trabalho. Cuide-se!