Dividimos a série “Diferenciação” em duas partes. Nesta segunda parte, falaremos sobre como driblar as ameaças e ser, de fato, o diferencial que planejou.
A relação com o cliente é de amor de pela marca
Conforme vimos na primeira parte dessa série, a diferenciação se baseia na exclusividade. O sucesso dessa estratégia é alcançado quando a relação da empresa com o consumidor é sobre o quanto ele deseja o seu produto.
A sua empresa faz o cliente feliz por existir e ter criado aquele diferencial. Entretanto, atingir esse patamar requer muitos desafios.
Principal ameaça
Esse diferencial esconde uma ameaça, todo o seu investimento pode perder o valor por conta de produtos substitutos, o que nem sempre é feito de igual para igual.
Desvalorização do seu conceito
Muitas vezes essa substituição é oriunda de falsificações ou imitações da ideia original por outra empresa, desvalorizando todo seu conceito.
Mas há empresas que conseguem sobreviver a essas ameaças, e mais que isso, essas empresas tornam-se o referencial do produto.
Agregar valor é o seu diferencial
Entretanto, dentro dessa estratégia de diferenciação você tem algo a seu favor, o marketing digital.
Se agregar valor a sua marca, com o marketing de conteúdo, por exemplo, o cliente não vai adquirir produtos similares ou falsificados.
Exemplo de diferenciação
Quer um exemplo de empresa que atua firme na linha de diferenciação? A Apple.
Ninguém que deseja adquirir um Iphone compra outro celular como substituto.
O Iphone da Apple não é um celular, ele é um diferencial, é um Iphone! A marca agregou tanto valor ao produto que os clientes até dormem nas filas para adquirir o lançamento!
E mesmo que o preço seja elevado, não é preço, é uma honra ser um dos primeiros a ter tão excelente produto em mãos.
Entende o poder que a estratégia de diferenciação tem dentro de uma empresa?
Agregar valor ao seu produto diferenciado é um dos caminhos para seu sucesso!