Saiba as diferenças entre o Enem Seriado e o tradicional
Uma portaria publicada no Diário Oficial da União traz a informação de que o Ministério da Educação (MEC) começará a aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem Seriado) em 2021.
Basicamente, isso quer dizer que os participantes agora farão uma prova ao fim de cada ano do ciclo escolar. Desse modo, o ingresso no ensino superior será o resultado da média das três notas.
De acordo com Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie, se antes o aluno percorria três séries do Ensino Médio com um currículo fechado e sem opções, com a reforma, ele tem a possibilidade de criar diversos ambientes de aprendizagem. Ou seja, pode escolher algumas disciplinas.
“É importante que pais e responsáveis saibam que a Reforma do Ensino Médio é o primeiro passo para transformar o processo de ensino e aprendizado; ela tem o potencial real de tornar a escola – na percepção do aluno – mais significativa”, reflete. Esse novo significado, na opinião de Camila Karino, está refletido, também, no Enem Seriado.
Entenda melhor questões principais acerca dessa modalidade.
Diferença entre o Enem Seriado e o tradicional
O Enem tradicional avalia o conteúdo de todo o Ensino Médio em dois dias de provas. Enquanto o Seriado avaliará o conteúdo de cada ano, assim que o estudante finalizar cada uma das três etapas. Os alunos poderão fazer os dois exames – que serão em datas diferentes. Na prática, poderão concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos. Haverá um percentual de vagas reservado para o Enem tradicional e um percentual para o Seriado.
O Enem Seriado é o novo Saeb?
O Enem Seriado integra o novo Saeb que, até 2020, acontecia a cada dois anos, com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
Entretanto, em 2021, as provas do Ensino Fundamental terão as quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas; ele passará a ser anual.
Como será implementado o novo Saeb?
Em 2021, o Saeb será aplicado no segundo ano, quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental, assim como nas primeira e terceira séries do Ensino Médio.
A saber, a cada ano, novas séries/anos vão se incorporar na avaliação até que haja cobertura total da educação básica.
O Enem Seriado já reflete a matriz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio?
Sim. O artigo 5º da portaria recentemente publicada, destaca que o Saeb passará por “ajustes técnico-pedagógicos com vistas a implementar os avanços da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o novo Ensino Médio.”
Isso traz à tona a importância de as escolas da rede pública, assim como privada já estarem no processo de reformulação do segmento para preparar estudantes também para este novo formato do Enem Seriado. Nesse sentido, como o Enem Seriado deve ocorrer já em 2021, os conteúdos cobrados na prova poderão refletir uma matriz estruturada a partir dos documentos citados no artigo da portaria.
E então, gostou de saber dessas informações?
Não deixe de ler também –Inep divulga gabaritos oficiais do Enem 2020 e anula duas questões