Mais ou mas? Veja dúvidas comuns na escrita do português

Erros de escrita prejudicam qualquer tipo de texto, sejam eles para redes sociais ou para o trabalho. Contudo, em avaliações como as de Concursos Públicos, Enem e demais vestibulares esses erros podem causar a perda de preciosos pontos. Por esse motivo, apresentamos dicas sobre três das dúvidas mais comuns na escrita para você mandar bem na sua prova.

Entre as dúvidas mais comuns figuram palavras cuja pronúncia é muito semelhante na oralidade, mas que a distinção é necessariamente feita na sua escrita. Veja abaixo alguns exemplos.

Mas ou mais?

O emprego dessas duas palavras é um grande problema pra muitos brasileiros, que acabam usando uma ou outra em contextos oracionais ou frasais inadequados. Porém, a distinção não é tão difícil de fazer quanto parece.

A palavra mas consiste em uma conjunção adversativa que, ao ser usada na sentença, denota um porém para o que foi dito anteriormente. Nesse sentido, são sinônimos de mas: contudo, porém, entretanto.

  • Sei que ele errou, mas ele é uma boa pessoa e merece outra chance.

Já a palavra mais é um advérbio de intensidade que expressa adição e acréscimo, desse modo pode ser pensada como antônimo da palavra menos.

  • Quero que você traga mais uvas da próxima vez. 

Uma boa forma de verificar se você empregou essas palavras corretamente é usando os sinônimos e antônimos em substituição e observar se a frase continua com o sentido adequado.

Trás ou Traz?

A sonoridade semelhante dessas duas palavras também causa uma das dúvidas mais comuns na escrita. Contudo, é simples sanar essa dúvida com o simples emprego dos respectivos significados.

A palavra trás, que sempre aparece antecedida por preposição, é um advérbio de lugar, logo, diz respeito a um local, como nas frases abaixo, por exemplo:

  • Amanda guardou o dinheiro da parte de trás do cofre. 
  • Ela olhava para trás, na direção da mãe.

Já a palavra traz, terminada na consoante z, é uma forma do verbo trazer, significando transportar alguém ou algo em direção a determinado lugar:

  • É a tia que sempre traz as crianças para a escola.

Afim ou a fim?

A palavra afim pode funcionar como adjetivo, se referindo a coisas semelhantes, ou pode funcionar como substantivo indicando pessoas que são relacionadas por afinidades.

  • O espanhol é uma língua afim com o português.
  • Ela convidou amigos e afins.

a fim funciona na oração para indiciar uma finalidade, é uma locução prepositiva cujo significado indica propósito: com o propósito de, com a intenção de.

  • Ela já marcou esse encontro a fim de terminar o relacionamento.

Seguindo o que foi exposto você evitará cometer equívocos no seu texto, tornando-o mais adequado gramaticalmente.

Gostou das nossas dicas? Deixe aqui seu comentário.
Veja também: Dicas de português: O uso do acento Circunflexo.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-portugues-evite-erros-classicos-de-ortografia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.