Filmes e séries para refletir sobre questões da ciência

Alguns exames como o do Enem e também concursos públicos sempre exigem dos candidatos que estes se mantenham atualizados e antenados ao que acontece ao redor do mundo.

Desse modo, manter-se a par do que está acontecendo no mundo da ciência também é muito relevante. Por esse motivo, selecionamos 5 obras do audiovisual  que são ótimas para ajudar a refletir sobre questões da ciência. Confira nossas dicas abaixo!

A série Planeta Terra é uma série documental que aborda questões na natureza, assim, nos 11 episódios são apresentadas questões da natureza que são um mistério para a ciência. Há, desse modo, um percurso através do qual o espectador vê desde o fundo dos oceanos até o topo da Cordilheira dos Andes.

Essa série é como uma releitura da série documental apresentada por Carl Sagan em 1980. Nela, o divulgador científico e astrofísico americano Neil de Grasse Tyson é o apresentador e nos mostra diversas questões sob a ótica da ciência relacionada ao cosmos, com uma abordagem transdisciplinar. Além disso, é um sucesso de crítica.

Esse é um filme ficcional de 2017, contudo, é inspirado em uma história real. Ambientado no período da Guerra Fria, o filme é ótimo para entender mais sobre a corrida espacial entre os EUA e a União Soviética. Além disso, o filme também evidencia o profundo problema racial da época, problema enfrentado principalmente, no contexto do filme, pelo grupo de mulheres negras cientistas que trabalham na NASA.

Um pouco mais antigo, esse filme de 2010 é um curta metragem documental narrado por Leonardo DiCaprio. Assim, como o próprio título denuncia, o filme retrata uma a missão espacial de reparo do telescópio Hubble. A missão dos astronautas da NASA proporciona lindas imagens do espaço e abre nossos olhos para a potência da ciência moderna.

Por fim, recomendamos Bill Nye Saves the World. O formato dessa série é um pouco diferente das demais, pois é um talk show. Nessa série, que tem três temporadas, o foco está justamente em debates científicos com Bill Nye e sua equipe. Assim, há conversas sobre diversas questões polêmicas da ciência moderna para as quais Bill Nye traz especialistas e convidados famosos. A série da Netflix aborda temas do dia a dia como morte, sobrevivência e evolução combinando humor e ciência.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos .
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.