Dicas para fazer resumo de artigo científico

Se você estiver preparando um trabalho de pesquisa, você precisará saber como escrever um resumo.

Esse resumo deve ser conciso, baseando-se em um experimento ou projeto de pesquisa. O tamanho dele – quantidade de palavras / lauda, varia de instituição para instituição.

Entretanto, o intuito é o mesmo para todas: resumir o artigo de pesquisa, declarando o objetivo da pesquisa, o método experimental, os achados e as conclusões.

O formato que você usará para o resumo depende de sua finalidade. Se você estiver escrevendo para uma publicação específica ou um trabalho de classe, provavelmente precisará seguir orientações específicas. Se não houver um formato obrigatório, você precisará escolher um dos dois tipos possíveis de resumos.

Dicas para escrever um bom resumo

Selecionamos algumas dicas rápidas, porém, bem importantes, para você checar antes de iniciar o seu trabalho.

  • Escreva o artigo antes de escrever o resumo. Você pode ficar tentado a começar com resumo, pois ele fica entre a página do título e o artigo, mas é muito mais fácil resumir um artigo ou relatório depois de concluído.
  • Redija na terceira pessoa. Substitua frases como “eu encontrei” ou “examinamos” por frases como “foi determinado” ou “este artigo fornece” ou “os investigadores encontraram”.
  • Escreva-o e, em seguida, reduza-o para atender ao limite de palavras. Em alguns casos, a saber, um resumo longo resultará na rejeição automática para publicação de tal artigo ou em uma nota baixa.
  • Pense em palavras-chave e frases que uma pessoa que procura seu trabalho pode usar ou inserir em um mecanismo de pesquisa. Inclua essas palavras em seu texto. Mesmo que o artigo não seja publicado, esse é um bom hábito a ser desenvolvido.
  • Todas as informações do resumo devem ser incluídas no corpo do artigo. Não coloque nessa parte um fato que não esteja descrito no relatório.
  • Revise para ver se há erros de digitação, de ortografia e de pontuação.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Personificação: O que é e como identificar em textos literários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.