Dicas de estudo para manter a produtividade em casa

Por conta do cenário de pandemia da Covid-19 a maioria dos estudantes brasileiros precisou reorganizar sua rotina de estudos. Com a suspensão das aulas presenciais, a rotina de estudo e também de trabalho se restringiu ao ambiente domiciliar.

No entanto, muitos estudantes têm dificuldade de lidar com essa nova realidade. Mesmo estando meses na quarentena, alguns não se adequaram ao estudo em casa. Enquanto outros observaram uma redução na produtividade com o passar do tempo.

Desse modo, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar a manter a produtividade em casa.

Separe os espaços

Para garantir que não haverá flutuações ou uma queda na sua produtividade é fundamental ter espaços separados para realizar seus estudos e seu trabalho. Evite estudar no local de lazer, como na sala de televisão ou vídeo game, assim você evitará distrações. Seu cérebro precisa de adequação do ambiente para manter o concentração nos estudos. Então procure um lugar adequado para estudar e mantenha o celular  longe.

Siga uma rotina saudável

Um fator que sempre atrapalha a produtividade é a ausência de uma rotina saudável. Para ter uma rotina adequada para a manutenção da sua saúde você precisa ter o sono regulado, ou seja, dormir ao menos 8h por noite. Além disso, é preciso fazer a alimentação nos horários corretos, dar preferência a alimentos sem muita gordura ou açúcar e praticar exercícios.

Dose o nível e a quantidade de informações diárias

Somos bombardeados diariamente por notícias desagradáveis todo o tempo, isso pode acabar causando ansiedade, o que atrapalha e muito a produtividade. Desse modo, busque ter equilíbrio ao pesquisar informações em sites, jornais, telejornais etc.

Mantenha-se conectado aos colegas

É bom se desconectar um pouco das más notícias para preservar a saúde mental e, por este mesmo motivo, é ainda mais importante se conectar com os colgas de escola, de trabalho e com os amigos. Mesmo que o contato social físico seja um problema no momento, a interação com os amigos nas redes sociais ou por telefone, por exemplo, são cruciais para manter a sociabilidade em dia. Então, reserve um momento do seu dia ou da sua semana para conversar e entrar em contato com as pessoas queridas que antes da pandemia faziam parte da sua rotina.

Respeite os horários de estudo

Por fim, tenha seriedade para cumprir os horários de estudo. Estando em casa a tentação de “deixar para depois” é forte e muito presente, contudo, ao fazer isso você perde ritmo de estudo ou de trabalho e ainda terá dificuldade para retomar. Nesse sentido, vale mais o esforço diário de cumprir o cronograma todos os dias.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos .
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.