Estratégias de estudo para o concurso IBGE 

O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terá a abertura de um novo edital para o preenchimento de 6 mil e 500 vagas temporárias em breve.

As vagas se distribuirão entre os cargos:

Nível Médio:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento – 5.263 vagas
  • Supervisor de Coleta e Qualidade – 552 vagas 
  • Agente de Pesquisa por Telefone – 300 vagas

Nível Superior:

  • Supervisor de Pesquisa – 25 vagas 

Espera-se que as contratações aconteçam em janeiro de 2021 com contrato de 1 ano, contudo, o mesmo poderá ser prorrogado. 

Etapas de estudo para o concurso do IBGE

Logo após a escolha do cargo, o concurseiro deverá se preparar para a prova. Nesse momento ele terá que ter foco e determinação para alcançar o objetivo principal. Fique atento às dicas:

1. Monte um cronograma para o concurso IBGE

Planejamento é fundamental para o sucesso nos estudos. Afinal, somente com organização e metas o concurseiro estará preparado.

Por isso, monte um cronograma de acordo com sua disponibilidade e respeite-o à risca. Separe cargas horárias para determinadas estudos contemplando todas as disciplinas necessárias, tal qual um tempo para se alimentar bem e descansar.

Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos

2. Encontre um bom ambiente

Essa dica é fundamental, pois para manter o foco e absorver os conhecimentos necessários o concurseiro precisa de um local adequado para estudar.

Dessa forma, se possível, se estabeleça em um ambiente com pouco barulho e no qual não haja distrações, como TV, por exemplo. Só assim para que o foco seja direcionado totalmente aos estudos.

3. Treine em questões da mesma banca do concurso IBGE

Realizar as provas anteriores é uma dica para todos os concursos. ontudo, fique atento a banca avaliadora, caso tenha mudado, procure provas realizada por ela.

Essa atividade é primordial para o concurseiro habituar-se ao estilo, assim como conseguir ver quanto tempo ele gasta em questões de determinadas matérias.

4. Revise o conteúdo estudado

Para estar realmente preparado o concurseiro deve estudar todas as disciplinas exigidas dele no concurso IBGE. Parte desse processo passa pela necessidade de uma revisão criteriosa. Ela serve para que o estudante identifique os pontos necessários para redobrar a atenção e reforçar os estudos.

Desse modo, pelo menos uma vez por semana revise o conteúdo e sinta-se seguro. Além disso, busque eliminar todas as dúvidas acerca do tema.

5 – Mantenha o foco e a motivação

Por fim, o concurseiro precisa manter o foco e determinação no objetivo principal.  Nesse sentido, seguir todas as dicas acima, assim como respeitar as horas de descanso e alimentação saudável também devem estar nesse calendário de preparação para o concurso IBGE.

A motivação para conquistar os objetivos faz parte do processo vencedor. Por isso, nunca desanime, mantenha-se seguro e firme nos estudos.

E então, gostou das dicas para ir bem no concurso IBGE? Fique atento ao edital do certame para não perder nenhuma data. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.