Confira: 3 dicas para ter um bom desempenho em concurso público

O sucesso em provas está relacionado também a algumas outras questões, como falta de planejamento e orientação nos estudos

Estabilidade financeira é sonho de muita gente. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é sendo aprovado em um concurso público. No entanto, ainda prevalece o mito de que, para ter um bom desempenho em concurso público, é necessário saber 100% do conteúdo exigido nas provas.

Só que não é bem assim. O sucesso em provas deste tipo está relacionado também a algumas outras questões, como falta de planejamento e orientação nos estudos e até mesmo auto sabotagem.

Então veja a seguir três dicas essenciais para ter um bom desempenho em concurso público!

1- Seja focado e estude com antecedência

O primeiro erro de concurseiros iniciantes (e veteranos até) é a falta de foco, se candidatando a múltiplas vagas ou para diferentes concursos em um ano. Portanto, escolha um cargo específico de um concurso específico e estude para passar neste concurso específico. Mesmo que o edital ainda não tenha sido divulgado. Porque o foco em ser aprovado deve começar antes mesmo do edital ser lançado.

“Mas como vou estudar sem o edital?” Estude matérias que sempre caem em qualquer concurso, como por exemplo Língua Portuguesa e em alguns casos Matemática e Legislação. Uma boa dica é estudar com editais anteriores, uma vez que muitas vezes a banca organizadora, (Se ainda for a mesma) não muda o conteúdo exigido nas provas objetivas e/ou discursivas.

2- Organize e planeje os seus estudos para ter um bom desempenho em concurso público

Mesmo que você frequente um curso preparatório é importante também estudar em casa nos horários livres e de forma dirigida, organizada e com planejamento. Existem diversos métodos de estudos que ajudam a otimizar o seu aprendizado e fazem o processo menos doloroso e mais produtivo.

Essa atitude em questão está muito relacionada à qualidade do ato de estudar, porque se existe uma verdade universal nessa área é que horas estudadas não são sinônimo de qualidade de aprendizado. Em outras palavras, para ter um bom desempenho em concursos públicos, alem dos conhecimentos, é preciso organização e planejamento aliados a uma boa preparação mental. Veja mais sobre a seguir.

3- Preparo mental conta muito mais do que conhecimento em si

Uma massa gigantesca de estudantes que estão na saga da aprovação em concurso público reclama com uma frequência assustadora do famoso”deu branco”. E com razão afinal pouquíssimas pessoas investem tempo no seu preparo mental, o que é um erro grave!

Então fique atento e cuide também de si mesmo, existem várias formas de se manter no controle em momentos estressantes. Medite, controle seus próprios pensamentos ruins, procure estar rodeado de pessoas positivas, não elimine totalmente as coisas que você gosta de fazer e se dê pequenas recompensas e verá que será menos estressante realizar a prova.

Conclusão

Ser aprovado em um concurso demanda bem mais que apenas estudar o conteúdo. Então, se deseja ter um bom desempenho em concurso público esteja atento e siga as dicas acima e aumente suas chances de conseguir a sua tão sonhada vaga.

Bons estudos e boa sorte!

Veja também: CESPE: Saiba tudo sobre a banca mais temida dos concurseiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.