Como melhorar a interpretação de textos?

Uma interpretação efetiva

A habilidade de interpretar textos de uma forma efetiva e clara é essencial para responder corretamente as questões de interpretação e de português que podem aparecer nas principais provas do país.

Porém, muitas pessoas encontram certa dificuldade nessa tarefa. Por isso, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas para melhorar a sua leitura.

Não leia todo o texto da mesma forma

Ler o texto todo devagar e pausadamente pode te prejudicar. Especialmente no ENEM e nos Concursos, os textos tendem a ser longos e cansativos.

Assim, uma dica valiosa é focar a sua leitura (mais devagar e com atenção) em pontos chave do texto. Por exemplo na introdução e no fim da conclusão. Nesses dois pontos estratégicos, o autor do texto pode ter colocado informações importantes.

Palavras-chave

Todas as questões da sua prova terão palavras-chave. Se você souber identificá-las, conseguirá melhor a sua leitura.

Isso porque, se a sua leitura do texto for direcionada pelo conhecimento prévio das palavras-chave, você irá guardar somente as informações importantes e que irão te ajudar a responder as perguntas corretamente e de forma eficaz.

Uma dica para achar as palavras-chave é procurar por termos que se repetem. Informações que se repetem ao longo do texto merecem a sua atenção, pois indicam que o autor quer reforçar um ponto.

Anotações

Uma dica valiosa é fazer anotações durante a sua leitura e depois dela. Enquanto estiver lendo, anote palavras-chave ou palavras que te farão lembrar de informações importantes. Sublinhar informações também é importante.

Depois que finalizar a leitura do seu texto, você pode fazer um breve resuminho de três ou quatro palavras, indicando qual era o principal argumento do texto.

Lembre-se que o principal argumento/ponto do texto estará presente nas alternativas corretas. Ou, pelo menos, irá te ajudar a responder questões mais detalhistas.

Com essas dicas, a sua leitura será muito mais efetiva!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.