O atual cenário econômico brasileiro tem levado milhares de pessoas a buscarem o sonho de abrir o seu próprio negócio. Diante disso, segundo dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, o número de pessoas que abriram MEI (Microempreendedores Individuais) cresceu no Brasil em 2020.
Ao todo, foram 3.359.750 empresas abertas no período, sendo 2.663.309 MEIs, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano de 2019.
Considerando o cenário atual, o CEO da Acqio, Felipe Valença, elencou seis dicas fundamentais para empreendedores conseguirem sucesso em sua empreitada.
6 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso
Veja abaixo seis dicas para dar certo como empreendedor!
Atendimento ao cliente é tão importante quanto o marketing
Não vale a pena investir muito em propaganda se o feedback de seus clientes for negativo.
O marketing é importante, mas se você proporcionar um excelente atendimento aos seus clientes, eles com certeza farão propaganda de você.
Empreendedores entender a hora de mudar
Na cultura das startups, quando surge uma ideia, ela deve ser colocada em prática imediatamente.
Contudo, nem sempre a ideia inicial tem sucesso, e isso é normal. Por isso, busque ser ágil ao identificar algo que não está indo bem e tome atitudes para mudar esse cenário. Quanto mais tempo uma falha permanece, maior o impacto no empreendimento.
Seja flexível com a ideia de negócio
A sua opinião pessoal sobre um produto ou serviço pode não representar a opinião do seu cliente.
Ter paixão pelo que faz é extremamente importante, mas esteja ciente que mudanças podem surgir, ainda que isso custe alterar completamente o seu ideal.
Fontes inesperadas podem ensinar
Esteja sempre aberto ao aprendizado: Em muitas situações uma ideia pode surgir em uma conversa informal. O conhecimento está presente em todos os lugares, então, saiba aproveitá-lo!
Leitura é uma grande aliada
Cursos são ótimas opções para capacitação, mas a leitura também é uma excelente aliada no processo. Há livros de todos os segmentos, com teoria e prática.
Se não tem tempo ou mesmo recurso para fazer um curso, comece lendo. O importante é não parar de obter novos conhecimentos.
Seja inovador
Você nunca estará sozinho operando em seu segmento, mas deve se tornar diferenciado. Afinal a concorrência está sempre investindo.
Saiba definir quem são seus concorrentes e o que eles oferecem, e com essas informações, desenvolva técnicas para que seu cliente opte por você.
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