Saúde e Bem Estar

Dicas para quem quer pedir demissão

Neste conteúdo, separamos algumas dicas para quem quer pedir demissão com mais tranquilidade. Nossas sugestões visam lhe auxiliar na sua reflexão para este momento importante. Afinal, sabemos que pedir demissão pode ser difícil em algumas circunstâncias, e há pessoas que podem sentir “medo” de tomar essa decisão.

Porém, também sabemos que nem sempre estaremos bem encaixados com o nosso trabalho, e isso é mais comum do que imaginamos. Portanto, cabe a nós colocarmos tudo na balança e pedirmos demissão quando isso fizer sentido.

Com tudo isso em mente, convidamos você para acompanhar este conteúdo e refletir conosco. 🙂

Dicas para quem quer pedir demissão

O momento de pedir demissão é desafiador pelo fato de que estaremos lidando com uma situação nova e, de certo modo, “desconhecida”. Isto é, nós não podemos prever exatamente o que irá acontecer depois do pedido de demissão, nem como será a nossa vida profissional no novo emprego (caso ele já exista).

Porém, as demissões, muitas vezes, podem ser essenciais para o crescimento profissional. Cabe a você avaliar isso. Além disso, algumas dicas para quem quer pedir demissão podem ser úteis. Veja nossas ideias:

1. Reflita sobre a situação, pensando nos prós e contras

Antes de qualquer coisa, refletir sobre a situação é muito importante. Não porque pedir demissão seja algo ruim e errado, mas sim, pelo fato de que devemos nos preparar para essa nova situação, visando uma transição mais sadia e equilibrada.

Por isso, analisar as questões financeiras, os desafios que serão enfrentados e os “problemas” que serão deixados de lado, são medidas que podem nos dar mais clareza da situação.

2. Prepare-se para pedir demissão

Se os sentimentos e emoções estiverem à flor da pele, aguardar um momento de equilíbrio pode ser mais sensato. Isso significa que podemos nos preparar para pedir demissão, visando ter uma conversa franca com o chefe.

3. Marque uma conversa com o seu chefe direto

Agende uma conversa com o seu chefe imediato, pois é mais elegante que ele seja o primeiro a saber da sua decisão. Assim, será possível conversar sobre o assunto de uma forma franca.

4. Procure apresentar alguns motivos

É bem provável que o seu chefe questione os motivos pelos quais você está pedindo demissão. Porém, lembre-se de que você não é obrigado a apresentar motivos pessoais. Você não precisa “abrir a sua vida” para o seu chefe, mesmo que ele insista. Sendo assim, é possível que você apenas aponte alguns fatores relacionados à sua vida profissional, sem a necessidade de se aprofundar.

Porém, cuidado para não fazer comentários muito negativos sobre a empresa. Falar mal de colegas, por exemplo, pode ser deselegante e, inclusive, um estopim para manchar a imagem profissional. Fique atento.

5. Evite contar para os colegas primeiro

Dentre as dicas para quem quer pedir demissão, essa pode ser considerada uma das mais importantes. Isso porque, em algumas circunstâncias, podemos comentar sobre a demissão com os colegas, antes de solicitá-la de fato. Porém, as pessoas podem “fofocar” o assunto, causando um desconforto dentro das relações na corporação.

Por isso, comunicar o chefe primeiro é uma medida bastante interessante.