O entrante no mercado de investimentos precisa questionar alguns pontos para que eleve a sua rentabilidade de modo seguro, criando um planejamento financeiro que faça sentido dentro de sua necessidade atual e de suas metas em longo prazo.
O planejamento financeiro deve ser considerado em qualquer situação, por isso, independentemente de se tornar um investidor, é necessário planejar suas finanças e conhecer o mercado atual.
Contudo, para se tornar um investidor é necessário obter clareza sobre o seu cenário financeiro atual, separando suas metas e analisando seus custos através de ferramentas de gestão ou de aplicativos de finanças.
Buscar informações através de fontes oficiais é fundamental nesse processo, já que, assim como ocorre com o Open Finance e com o Pix, o mercado de investimentos também é bastante utilizado para aplicação de golpes na internet.
Pensando nessa necessidade de informações confiáveis para o novo investidor, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) criou uma plataforma própria para orientar o cidadão, chamada Bora Investir, sendo uma ideia importante e viável para considerar dentro do seu processo financeiro pessoal.
Considere as suas particularidades através de alguns questionamentos para que direcione o seu planejamento. Por exemplo:
Dentre outros aspectos para que o seu planejamento financeiro faça jus a sua necessidade e possa ser adaptado de acordo com a evolução do seu fluxo financeiro pessoal.
Além disso, tenha cuidado com golpes e fraudes através de promessas de ganhos expressivos em pouco tempo, principalmente quando a oferta for oriunda de pessoas físicas que prometem investir o seu dinheiro sem lhe dar maiores detalhes.
Portanto, é de extrema importância que busque informações em sites confiáveis como a própria Bolsa de Valores do Brasil (B3), citada anteriormente, o Banco Central do Brasil (BCB) e fintechs, como o Nubank e o banco Neon. Além disso, caso precise de mais orientações, busque por profissionais especializados e corretoras de valores.