A entrevista de emprego pode ser uma oportunidade importante para o candidato destacar o seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual, por isso, é necessário considerá-la de maneira objetiva, como parte de um processo evolutivo para o direcionamento de sua carreira.
O candidato precisa destacar o seu potencial de forma sucinta e objetiva durante a entrevista de emprego.
Sendo assim, é necessário que não se deixe dominar pela ansiedade e trabalhe o seu comportamento para o devido direcionamento do seu perfil.
É interessante para o candidato mostrar para a empresa pontos relevantes sobre sua carreira de maneira orgânica, sendo assim, exemplifique situações específicas vivenciadas em seus empregos anteriores.
Por exemplo, destaque a sua capacidade de lidar com metas; direcionamento de projetos; senso de urgência; gestão de processos; otimização de fluxos, entre outros aspectos.
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, seja resolutivo de forma orgânica. Por exemplo, é possível se colocar com uma pessoa que tem dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante informar que pretende realizar um curso de teatro.
O seu comportamento precisa ser direcionado objetivamente, sendo assim, não mantenha os braços cruzados, controle a sua voz e mantenha o contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.
É muito importante que o candidato seja assertivo nas suas respostas e não gesticule excessivamente durante a construção da sua narrativa.
De forma geral, é cedido ao candidato um espaço para realizar perguntas sobre a empresa e a vaga, sendo relevante utilizar esse espaço para tirar todas as suas dúvidas.
Questione pontos sobre as atividades exercidas, a cultura da empresa, a possibilidade de crescimento, flexibilização de horários, entre outros pontos que sejam relevantes para a sua análise sobre a compatibilidade dos perfis.
Uma vez que é importante para o candidato direcionar o seu comportamento e sua narrativa para analisar a viabilidade dos objetivos e valores envolvidos, haja vista, essa análise deve ser feita por ambas as partes.
Sendo assim, para que o seu direcionamento seja orgânico, é importante conhecer a empresa e ter clareza sobre quais são os seus objetivos dentro do mercado, considerando a sua trajetória profissional e os resultados obtidos.