Nem sempre é fácil manter um bom desempenho acadêmico em meio a diversas demandas, como de trabalho, por exemplo. No entanto, para ter bons resultados no ambiente acadêmico é necessário ter disciplina e uma boa rotina de estudos.
Pensando no quão difícil pode ser para alguns estudantes, selecionamos algumas dicas de como melhorar o desempenho acadêmico. Continue a leitura e confira!
1. Analise seu histórico
Primeiramente, analise o seu desempenho até o momento. Observe suas notas, em quais disciplinas precisa melhorar etc. Com o feedback dos professores, por exemplos, você pode analisar em que ponto precisa melhorar.
2. Trace metas possíveis de alcançar
Em seguida, trace metas alcançáveis. É comum que os estudantes criem metas a longo prazo que são difíceis de realizar e isso pode desestimular os estudos. Assim, pondere suas metas com cautela e com base nas suas necessidades acadêmicas. Criar pequenas metas ajudará a desenvolver melhor uma rotina saudável para estudar.
3. Não tema fazer perguntas
Outro ponto muito relevante é não temer fazer perguntas aos professores. Sempre que ficar com alguma dúvida em sala de aula, peça esclarecimento. Além disso, caso precise ler um texto e não entenda algum trecho peça ajuda de colegas. É melhor sanar a dúvida do que deixar passar pois isso pode atrapalhar a sua compreensão geral do assunto e afetar seu bom desempenho.
4. Participe de programas que vão além da sala de aula
No ambiente acadêmico há diversas opções de desenvolver estudos e atividades de extensão fora da sala de aula como, por exemplo, monitorias e projetos de IC. Ao desenvolver tais atividades, você terá maior amadurecimento na academia. Além disso, frequentar monitorias de outros estudantes pode ser um bom momento para aprofundar o conhecimento de alguns assuntos e de debater com colegas.
5. Tenha um caderno de resumos
Por fim, mantenha sempre um caderno de resumos. Resumir textos, aulas e palestras é uma forma ótima de fixar os assuntos, além de criar material de revisão. De preferência, escreva seus resumos à mão e não no computador, pois ajudará na memorização do assunto.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!