Neste conteúdo, você verá uma série de dicas para melhorar a oratória e assim alavancar os seus resultados no dia a dia acadêmico ou corporativo. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto tão importante!
5 dicas para melhorar a oratória
As nossas dicas para melhorar a oratória são relativamente simples, mas nem por isso são fáceis de serem colocadas em prática.
É fundamental que você mantenha a autodisciplina e dedique-se para melhorar a sua capacidade de se comunicar. Afinal, nada cai dos céus, não é mesmo?
Com isso em mente, entenda que a sua atuação ativa é mais efetiva do que qualquer tipo de dica. Veja as considerações abaixo e mãos à obra:
1. Comece expandindo o seu vocabulário
O primeiro passo é expandir o seu vocabulário. Afinal, não existem dicas para melhorar a oratória que não partam desse princípio. Isso porque se você não tiver um vocabulário amplo, como poderá encontrar as palavras certas para expressar os seus pensamentos e ideias? Pois é!
Por isso, procure ler mais. Assiste palestras e pessoas apresentando trabalhos e projetos. Tudo isso vai lhe ajudar a ir aumentando o seu repertório de frases, palavras e colocações, viabilizando uma comunicação cada vez mais interessante.
Pois lembre-se de que devemos sempre nos comunicar de acordo com quem nos ouve, como mencionamos abaixo.
2. Saiba com quem você está falando
Você conhece bem o seu público? Se ainda não, este é um momento para estudar um pouco mais sobre ele.
Entenda qual é a faixa etária, os interesses, o estilo de vida, etc. Tudo isso vai lhe ajudar a elaborar um discurso que realmente prenda a atenção de quem está lhe ouvindo. Caso contrário, você poderá ser automaticamente ignorado, mesmo que não seja o intuito das pessoas que lhe ouvem.
3. Estude o assunto que você deseja enunciar
Dentre as dicas para melhorar a oratória, essa também é considerada uma das mais importantes. Até porque como você terá capacidade de se comunicar adequadamente se, na prática, você nem faz ideia do que está falando? Pense sobre isso e comece a elaborar um discurso estudando o assunto primeiro.
Faça anotações, pesquise em diferentes fontes e aprofunde-se no que deve ser dito. Caso contrário, o seu público perceberá a sua insegurança e poderá não crer nas coisas que você diz.
4. Prepare um roteiro com começo, meio e fim
O seu roteiro precisa ser bem elaborado. Muitas pessoas focam apenas na introdução impactante, outras querem apenas apresentar o desenvolvimento do projeto ou trabalho, mas poucas se lembram de que o fim precisa ser bem feito, a fim de deixar um legado para quem lhe ouviu.
Por isso, estude a possibilidade de incluir algo bem-humorado ou reflexivo no fim da sua palestra/apresentação. Assim você não permite que tenha um “vácuo” no fim da sua fala.
5. Aprenda a contar “histórias”
Contar histórias é uma das formas de melhorar a oratória. Afinal, você conseguirá fazer com que as pessoas “viajem” nas suas ideias, mergulhando no que você tem a dizer e absorvendo ainda mais as informações.
Teste contar histórias práticas ao invés de focar apenas na teoria, e veja o resultado.