Neste texto você verá 5 dicas para lidar com a pressão das provas e assim conseguir estudar de uma maneira mais leve e saudável.
Afinal, só quem já viveu a pressão da época de provas é que sabe o quanto isso pode atrapalhar os estudos e a aquisição de conhecimento.
Por isso, fizemos este guia com o intuito de ajudar você de alguma maneira. Esperamos que as dicas sejam úteis!
Vamos lá?
As nossas dicas para lidar com a pressão das provas podem ser colocadas em prática a partir de hoje.
No entanto, se mesmo cumprindo essas sugestões você ainda estiver sentindo muita ansiedade, é chegado o momento de olhar para a sua saúde mental com mais carinho.
Nessas situações, a psicoterapia e o acompanhamento profissional podem ser interessantes.
Esclarecido esse ponto, vamos às dicas para lidar com a pressão das provas:
Você precisa estar ciente de tudo o que deverá estudar nos próximos dias, semanas e meses.
Além disso, deverá praticar o autoconhecimento a fim de encontrar os seus próprios limites: você consegue focar durante 1 hora seguida? Consegue estudar durante 3 horas por dia? Pense sobre isso.
Ter esse conhecimento geral sobre a demanda e também estar a par dos seus próprios limites lhe permite criar um cronograma de estudos que seja saudável e interessante.
Cuidado com as expectativas que você tem colocado sobre si mesmo! Essa é uma das dicas para lidar com a pressão das provas que você deve levar para a vida!
Afinal, muitas vezes a pressão de ter que estudar está mais atrelada ao desejo de querer ser perfeito do que ao conteúdo estudado em si.
Portanto, aceite que nem sempre tiraremos a melhor nota, e que está tudo bem! Faz parte da aprendizagem e do crescimento.
Se você é um procrastinador nato, deverá lutar contra isso. Até porque não existem dicas para lidar com a pressão das provas que sejam capazes de suprir o atraso nos estudos – no sentido de tempo mesmo.
Se você deixar as coisas acumularem, a pressão será ainda maior. Por isso, se hoje é dia de estudar, apenas levante e vá! Não fique criando justificativas do tipo “estou cansado”, “estou irritado”. Apenas faça. Ponto.
Conheça os melhores métodos de estudo para você.
Pense um pouco: Você aprende melhor lendo? Escrevendo? Desenhando? Assistindo? Faça essa auto reflexão.
Ao chegar às suas respostas, aposte nos métodos mais eficientes.
Por fim, faça simulados e analise como estão os seus conhecimentos. Isso pode ajudar a tirar aquela pressão de que você precisa estudar muito mais do que realmente é necessário.
Isso porque, às vezes, pensamos que não sabemos nada sobre um conteúdo, mas, ao fazer um simulado, essa perspectiva pode mudar.
E se não mudar, você já saberá exatamente quais tópicos deverá estudar com uma dose de reforço. 😉