4 dicas para lidar com a falta de sono
Encontrar boas dicas para lidar com a falta de sono não é tarefa fácil, a gente sabe disso. Normalmente, quando buscamos por dicas, já estamos saturados de passar noites em claro, não é mesmo?
Por isso, nossa equipe reuniu algumas considerações que podem ajudá-lo a refletir sobre hábitos de higiene do sono, por exemplo, que contribuem para uma melhor noite de descanso. Acompanhe este texto e saiba mais!
4 dicas para lidar com a falta de sono
A falta de sono pode prejudicar a qualidade de vida de qualquer pessoa. O humor se altera, o funcionamento cerebral sofre impactos, sem contar a fadiga e a falta de vontade para as mais diversas tarefas cotidianas. Vejamos, a seguir, a nossa lista com as dicas para lidar com a falta de sono:
1. Avalie como está a sua rotina de sono: Como você organiza os horários?
Você tem horários organizados para dormir e acordar todos os dias? Ou a cada dia vai para a cama em um horário e acorda noutro, sem nenhum tipo de organização?
Às vezes, a falta de sono está associada à falta de rotina para descansar. Por isso, avalie se você tem mantido uma rotina interessante ou se está sabotando o seu próprio descanso.
2. Avalie a sua alimentação à noite
A alimentação à noite também pode impactar o seu descanso. Por exemplo, se você consome alimentos muito pesados, pode deixar a digestão mais lenta, o que prejudica na hora de o corpo relaxar e dormir. Além disso, se você consome alimentos estimulantes, ou seja, que contenham cafeína, ficará difícil para o organismo desacelerar.
Portanto, comece a avaliar esses pontos na sua rotina para verificar até que ponto isso está prejudicando o seu sono.
3. Considere investir em atividades relaxantes e evite as estimulantes
Atividades relaxantes também não podem ficar de fora da nossa lista de dicas para lidar com a falta de sono, não é mesmo? Essas atividades podem ser: um banho relaxante, uma massagem, leitura de um livro agradável, ouvir uma música suave, entre outras.
Ao mesmo tempo, é importante evitar atividades e situações que possam estimular demais o cérebro e o corpo, como exercícios físicos, música alta, iluminação excessiva, entre outras.
4. Pratique exercícios físicos com mais frequência – e longe da hora de dormir
Pratique exercícios ao longo do dia, pois eles ajudam o corpo a gastar energia, o que fomenta uma noite de sono mais eficiente. Além disso, lembre-se de que os exercícios também promovem bem-estar e relaxamento, por isso, são ótimos para promover um bom descanso.
Porém, nada de treinar perto da hora de dormir, pois isso pode fazer com que o corpo e a mente fiquem agitados, dificultando o descanso.
A ajuda profissional pode ser necessária
Se porventura nenhuma das dicas para lidar com a falta de sono ajudarem de algum modo, lembre-se de que a busca por ajuda profissional é necessária. Há fases da vida que podemos sofrer com a falta de sono, como em casos de preocupação, mas quando isso é muito recorrente, devemos investigar.
Portanto, lembre-se disso e invista nos cuidados necessários.