O mercado de investimentos pode ser atrativo, contudo, ele requer planejamento para que não se torne uma fonte de problemas financeiros.
Com a popularização do mercado de investimentos, surgiram novos golpes e fraudes dentro dessa modalidade. Por isso, o novo investidor tem que se atentar a alguns pontos específicos para minimizar as chances de ser vítima de golpes e fraudes.
Primeiramente, é aconselhável que busque informações em fontes oficiais. Sendo assim, acesse sites de empresas confiáveis, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB).
Dessa forma, poderá elevar o seu nível de conhecimento de forma descomplicada. Sites de instituições bancárias e fintechs também são referências importantes para quem busca por informações oficiais.
A maior parte dos esquemas de pirâmide que são descobertos na internet, iniciam-se através de promessas rápidas de riqueza. Sendo assim, considere analisar o mercado e desconfie de percentuais de lucros garantidos e em pouco tempo, principalmente, se o lucro prometido for muito fora da realidade do momento atual da economia.
Estudar a economia e entender o seu fluxo é fundamental para entender sua dinâmica e sua volatilidade e como essa dinâmica impacta no mercado de investimentos. Independentemente de suas opções, acompanhe as ações governamentais e os diversos fatores externos que impactam a empresa e as ações do mercado. Dessa forma, poderá analisar de maneira ampla as possibilidades de obter sucesso.
Além de promessas rápidas de riqueza e ganhos absurdamente elevados, muitos golpes na internet também se referem a taxa de intermediação. Por isso, é importante buscar uma corretora de valores ou um banco de sua confiança para se tornar um investidor. Assim sendo, desconfie principalmente de uma pessoa física que queira operacionalizar todo o seu investimento, sem lhe dar detalhes.
Na atualidade, muitos bancos oferecem cashback para o cliente se tornar um investidor. Além disso, alguns cartões de crédito oferecem ao cliente o valor investido de volta em crédito no próprio cartão, sendo assim, analise qual a melhor opção atende sua necessidade.
Por fim, certifique-se de que está tratando de negociar com empresas idôneas e sempre entre em contato com o atendimento oficial da empresa de seu interesse. Dessa forma, estará elevando sua segurança e poderá elevar sua rentabilidade de forma planejada.