Investir em boas dicas para evitar a sensibilidade nos dentes é mais interessante do que tentar remediar o problema que já existe, concorda?
Por isso, convidamos você para ler este conteúdo e saber mais sobre quais hábitos de higiene e de autocuidado podem ajudar você na hora de evitar o aparecimento da sensação de dor causada pela sensibilidade. Confira!
5 dicas para evitar a sensibilidade nos dentes
Salvo em casos nos quais a sensibilidade está relacionada a um problema mais intenso de saúde bucal, como a retração gengival ou cáries mais profundas, existem formas de evitar a sensibilidade com mudanças de hábitos. Abaixo descrevemos algumas delas:
1. Cuidado com a pressão na hora de escovar os dentes
A escovação é feita para higienizar os dentes, não para “raspá-los” com força. Isso quer dizer que você deve usar uma pressão moderada na escova na hora de esfregá-la sobre os seus dentes.
Se você fizer muita força, poderá desgastar a parte mais externa do seu dente, resultando em problemas como a sensibilidade.
2. Evite alimentos e bebidas ácidas
As bebidas ácidas, como suco de limão e refrigerante, e alguns alimentos, como abacaxi, podem causar um desgaste maior na superfície do dente.
Claro que isso não quer dizer que você deve abolir essas bebidas e alimentos de sua dieta, mas, sim, que você deve consumir sempre de forma moderada.
Se você exagerar nesse tipo de consumo, começará a desgastar a camada externa do dente, fazendo com que a sensibilidade comece a aparecer.
3. Use creme dental adequado para quem sofre com sensibilidade
Hoje em dia, é possível encontrar uma série de opções de cremes dentais desenvolvidos com o intuito de proteger a camada mais externa do dente contra danos que possam ocasionar o aparecimento da sensibilidade.
Investir nessas possibilidades, sempre considerando as recomendações do seu dentista, também pode ser uma das formas de evitar a sensibilidade nos dentes.
4. Escolha uma escova com cerdas macias
Da mesma maneira que usar muita força na hora de escovar os dentes pode ser um erro, usar escovas de dentes com cerdas muito duras também pode ser. Afinal, você poderá estar criando um atrito muito grande na superfície do dente, desgastando-o.
Sendo assim, considere fazer uma avaliação da sua escova de dentes e veja se ela tem cerdas relativamente macias ou não. Caso não tenha, cogite a possibilidade de fazer a troca.
5. Aguarde 30 minutos para escovar os dentes
Quando nós comemos, a nossa boca passa por alterações no pH, devido a acidez e substâncias presentes nos alimentos. Essas alterações precisam, aos poucos, serem estabilizadas, para que os dentes possam permanecer protegidos.
Porém, se não aguardamos e comemos rapidamente, escovando os dentes imediatamente depois, podemos aumentar as chances de sensibilidade.
Por isso, aguardar 30 minutos, até que o pH volte ao adequado, devido ao trabalho da saliva, pode ser uma das formas de evitar o problema de dor no dente sensível.
Faça o teste e veja como isso pode, realmente, ajudar a evitar esse problema tão incômodo. E, na dúvida, converse com o seu dentista, ok? 😉