O currículo do candidato é um documento que deve ser direcionado de forma abrangente, considerando a volatilidade do mercado de trabalho e a urgência das empresas por profissionais resilientes e preparados.
No mercado atual, o direcionamento do currículo deve ser feito de modo objetivo, por isso, a sua elaboração deve ser organizada, sucinta e atual.
Considere destacar seus dados pessoais de maneira objetiva, priorizando os meios de contato. Sendo assim, é relevante que descarte dados excessivos, como números referentes aos seus documentos pessoais e outras informações formais.
O objetivo do candidato pode ser descrito de maneira concreta, considerando o seu cargo, nível hierárquico e atuação profissional. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de recrutamento e seleção; assistente de relacionamento com o cliente; gerente de equipe de loja etc.
É muito importante para o candidato destacar de forma objetiva a sua trajetória profissional. No entanto, esse destaque deve ocorrer de forma resumida. Visto que o currículo será explorado durante uma entrevista de emprego. Portanto, não é cabível que insira uma narrativa concreta durante essa elaboração.
Informe o nome das empresas nas quais trabalhou e o período de sua respectiva atuação. Faça apontamentos no que tange às suas atividades exercidas e, caso seja possível, utilize termos pertinentes a sua área de atuação.
A sua escolaridade deve considerar cursos concluídos e cursos em andamento, também ordem cronológica inversa. Sendo assim, dê prioridade aos dados atuais. Além disso, informe o nome das instituições de ensino e o período estudado, bem como o nome do curso realizado ou a previsão de término do curso em andamento.
É aconselhável ao candidato que busca uma recolocação no mercado de trabalho atual que atualize o seu perfil no Linkedin. Visto que o Linkedin é uma plataforma atualmente utilizada para o recrutamento e seleção de diversas organizações, sendo um ponto destacável para o direcionamento do seu perfil.
Além disso, caso opte por realizar algum tipo de resumo no seu currículo, faça alguma relação entre as suas atividades exercidas e suas habilidades comportamentais. Uma vez que essa relação faz parte da análise sobre a coerência do documento profissional do candidato.
No entanto, é válido ressaltar que essa ligação pode ocorrer de maneira indireta. Dessa forma, o seu currículo será objetivo, sucinto e resiliente dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.