A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato demonstrar o seu potencial no mercado de trabalho de modo objetivo.
É importante que o candidato leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial de forma assertiva e resolutiva.
Além disso, a sua postura deve ser participativa de modo orgânico. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; controle o seu tom de voz; evite gesticular excessivamente; não chegue atrasado; trabalhe a sua respiração e seja assertivo nas suas respostas.
No que tange a sua experiência profissional, destaque seus resultados de maneira simplificada e resolutiva. Por exemplo, fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; gerenciamento de projetos; gestão de pessoas; otimização de processos; implementação de sistemas; controle de agendas; programas de capacitação; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Ao realizar um apontamento sobre uma situação que requer melhoria, aponte também a solução. Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.
É aconselhável que o candidato visite o site da organização e conheça sua missão, visão e valores. Dessa forma, tornará mais fácil o processo de direcionamento de sua postura. Visto que uma cultura startup é mais aberta, quando comparada com uma cultura tradicional.
Além disso, conhecer a cultura da empresa e sua trajetória pode ser de grande valia para a avaliação feita pelo candidato. Já que a análise sobre a viabilidade da vaga deve ser feita por todos os envolvidos. Contudo, o candidato só se sentirá apto a realizar esse tipo de avaliação, ao não se colocar negativamente durante a entrevista de emprego.
Portanto, é fundamental que adapte os pontos citados e não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho, considerando a necessidade das empresas por profissionais qualificados e resilientes.
Dessa forma, o candidato poderá evitar adotar uma postura negativa e poderá alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo, considerando a sua postura e a objetividade do seu direcionamento.