Neste conteúdo, elencamos algumas dicas para apresentação oral com o intuito de lhe ajudar a se preparar melhor para esse tipo de atividade. Afinal, falar na frente de outras pessoas nem sempre é fácil, mas também não precisa ser impossível. À medida que vamos treinando, podemos desenvolver essa habilidade e assim diminuir a sensação de insegurança.
Por isso, trouxemos ideias que podem ajudar na sua preparação. Acompanhe e saiba mais!
Dicas para apresentação oral
As nossas dicas para apresentação oral partem do pressuposto de que você está disposto a implementar pequenas estratégias que, no agregado, podem fazer a diferença. Isto é, não estamos aqui para apresentar uma fórmula infalível ou o “remédio perfeito” para ter a melhor apresentação de todas. Até porque, convenhamos, a perfeição sequer existe, correto?
Portanto, considere as nossas sugestões como pontos de autoanálise, e busque aprimorar as suas apresentações orais:
1. Use um tom de conversa alinhado ao seu público
Considere avaliar o tom e a linguagem necessários para o seu público. Seu público se comunica de uma maneira mais formal? Ou informal? Pense bem sobre isso, para que seja possível montar um discurso acessível, entendível e que não crie uma barreira entre você e quem lhe ouve.
2. Gesticule de forma natural
Gesticular também pode ser interessante. Quando pensamos em dicas para apresentação oral, devemos nos recordar de que a comunicação falada não necessariamente ficará “parada” na voz. Ela também se associa aos gestos, olhares, movimentos do corpo, etc. Sendo assim, respire fundo e tente relaxar o corpo durante a apresentação, para poder gesticular com mais naturalidade e não criar um efeito “robô” na apresentação.
3. Cuide da sua postura
A sua postura também merece atenção. A forma como você olha para o público – de cabeça erguida ou não, e a forma como você deixa a sua coluna – ereta ou curvada, também pode fazer a diferença. Manter a coluna mais ereta pode ajudar a transparecer uma imagem de mais confiança, criando uma atmosfera mais positiva acerca da sua imagem.
4. Evite ler sentenças muito longas
Cuidado com a mania de ler os slides da apresentação, especialmente quando as sentenças são longas demais. Considere ler apenas citações curtas e dados estatísticos, dando espaço para uma fala mais livre. Caso contrário, pode ser que as pessoas acabem associando a sua apresentação a algo monótono e que não agrega valor, afinal, se fosse para apenas ler, elas poderiam fazer isso sozinhas, concorda?
5. Use materiais de apoio para manter o “fio da meada”
Por fim, use os seus slides como um verdadeiro roteiro para não perder o “fio da meada”. Esse tipo de material de apoio pode fazer a diferença, auxiliando na hora de apresentar oralmente.
Para isso, considere a possibilidade de preparar os slides em forma de pequenos tópicos. Assim, à medida que você avança na apresentação, estará diante de novos tópicos importantes, sem perder a sequência do que deve ser falado e garantindo maiores chances de que a sua mensagem seja passada.