Para obter sucesso durante a entrevista de emprego, o candidato deve direcionar o seu comportamento de modo assertivo e objetivo, considerando a dinâmica atual do mercado de trabalho.
Dicas objetivas para o candidato se destacar na entrevista de emprego
O mercado de trabalho atual requer profissionais resilientes e capacitados. Por isso, a entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma positiva de exploração do seu perfil profissional.
O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego é primordial para que obtenha sucesso em longo prazo. Sendo assim, é relevante considerar a sua narrativa como parte de um processo resolutivo dentro de sua carreira profissional.
Experiências profissionais
Destaque situações vivenciadas em seus empregos anteriores de maneira orgânica. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; sendo de urgência; gestão de pessoas e equipes; análise de dados; implementação sistêmica; inovação; proatividade; resiliência; criatividade; dentre outros pontos.
Destaque o seu senso de resolução
É muito importante para o candidato destacar situações negativas de maneira evolutiva. Por isso, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente a solução organicamente. É possível destacar que precisa elevar o seu grau de conhecimento técnico em um sistema específico dentro da sua área de atuação, por exemplo. Entretanto, é relevante afirmar que já está realizando cotações específicas para essa finalidade.
Destaque a sua postura
O seu comportamento requer direcionamento em diversos aspectos, sendo assim, não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção; evite gesticular excessivamente e não deixe objetos no seu colo.
Caso seja possível, é importante para o candidato chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego, trabalhar a sua respiração e minimizar a ansiedade do momento da avaliação.
Tire suas dúvidas
É muito importante que faça uso do espaço cedido ao candidato para fazer perguntas. Dessa maneira, poderá questionar pontos relevantes para a sua carreira, como a possibilidade de crescimento, benefícios, flexibilização de horários, dentre outros aspectos que sejam relevantes dentro das suas objetividades profissionais.
Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma apresentação da empresa pode o candidato e vice-versa, por isso, a análise sobre a compatibilidade dos perfis é cabível a todos os envolvidos.
Entretanto, o candidato só se sentirá confortável para realizar esse tipo de análise, ao não se colocar negativamente durante o processo seletivo. Sendo assim, na condição de candidato, evite ficar aquém do seu potencial profissional por conta do nervosismo da avaliação.