A entrevista de emprego precisa ser direcionada pelo candidato através de uma postura participativa e objetiva, bem como pelo direcionamento de sua experiência profissional.
Dicas objetivas para o candidato obter sucesso na entrevista de emprego
Quando o candidato não se coloca de forma positiva no processo seletivo, ele tende a ficar aquém do seu potencial.
Por isso, o seu direcionamento é um fator relevante para que obtenha sucesso dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
É muito importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma forma objetiva de direcionamento de sua carreira.
Postura assertiva
Sendo assim, adotar uma postura participativa é parte do processo de se colocar positivamente. Não cruzar braços e pernas é aconselhável para o candidato.
Além disso, é viável evitar gesticular excessivamente durante suas respostas; ser assertivo; ter cuidado para não interromper o gestor do processo de recrutamento e seleção e evitar atrasos.
Seja resolutivo
Ao falar sobre uma situação específica, que pode ser entendida como um ponto negativo, é viável ao candidato apresentar uma solução.
Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante informar que pretende realizar um curso de expansão de sua capacidade de comunicação e oratória.
Além disso, é possível direcionar esse tipo de narrativa para pontos relacionados ao seu conhecimento técnico.
Destaque características e conhecimentos
Sendo assim, ao informar que precisa se atualizar quanto ao sistema utilizado no seu segmento de atuação, é importante destacar que já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.
O comportamento do candidato transmite uma mensagem muito importante durante o processo de recrutamento e seleção. Contudo, sua narrativa precisa corroborar sua participação na entrevista de emprego.
Exemplifique sua carreira
Destaque sua carreira de forma objetiva, ressaltando qualidades profissionais e resultados alcançados. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de construir o relacionamento entre a empresa e o cliente; gestão de pessoas; liderança de equipes; direcionamento de projetos.
Gestão de eventos; condução de reuniões; elaboração de campanhas motivacionais; implementação de sistemas; validação de fluxos; implementação de políticas internas; campanhas de marketing digital etc.
Não fiquem aquém de sua capacidade profissional
O mais importante para o candidato é que não se deixe dominar pela ansiedade da situação de avaliação por conta do nervosismo.
Já que esse fator pode ser decisivo para que a entrevista de emprego resulte em uma contratação genuína e eficiente para todos os envolvidos.