Para construir um currículo profissional objetivo e assertivo é necessário que o candidato tenha clareza sobre quais são seus objetivos no mercado.
O currículo do candidato se torna efetivo quando ele é direcionado objetivamente. Sendo assim, considere destacar o seu perfil pela clareza das informações e pela organização visual do seu documento profissional. Visto que o currículo do candidato é um documento que deve ser atrativo e objetivo, por isso, a sua construção é primordial para o seu sucesso profissional.
É importante para o candidato destacar suas informações pessoais de maneira assertiva. Assim sendo, evite excessos, como muitos telefones para contato ou número de documentos, por exemplo.
O objetivo deve ser composto pelo seu cargo e nível hierárquico na sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de loja; analista de faturamento; assistente de atendimento ao cliente; gerente comercial etc.
A descrição de sua carreira profissional é muito importante dentro do seu currículo. Por isso, priorize os dados atuais através da cronologia inversa e informe o nome das empresas e o período trabalhado.
Seja sucinto no campo referente às atividades exercidas. Dessa forma, através de pequenos apontamentos poderá destacar resultados objetivos e crescimento de carreira, por exemplo. Assim sendo, o seu currículo estará assertivo dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
A sua escolaridade requer objetividade e clareza. Assim sendo, atualize o status de cursos trancados, informe cursos em andamento e cursos concluídos. Além disso, destaque o nome da instituição de ensino e o período estudado ou a previsão de término, se for o caso.
Além disso, é relevante para o candidato destacar o seu perfil também no LinkedIn, já que a ferramenta é amplamente utilizada no mercado de trabalho atual. O LinkedIn eleva a sua visibilidade profissional, considerando que as empresas buscam por talentos; ao passo que o candidato também pode criar conexões para se candidatar diretamente para vagas de seu interesse.
Portanto, é importante que o candidato faça as devidas adaptações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial, de modo que direcione seus objetivos dentro da dinâmica do mercado atual, considerando que as empresas buscam por profissionais capacitados, resilientes e objetivos.