Dicas importantes no cuidado com orquídeas
Confira aqui essas dicas ótimas para cuidar de orquídeas
As orquídeas são a preferência para dar de presente, devido à beleza e diversidade de suas flores. Mas mantê-las saudáveis em casa pode ser um desafio. E é isso que hoje, daremos dicas importantes no cuidado com orquídeas.
Por muitas vezes, ganhamos orquídeas de presente, e não sabemos cuidar para que ela permaneça bonita por mais tempo, e sobreviva em casa. É preciso aprender a cuidar de uma planta, e assim, garantir que ela viva mais e floresça de forma mais confiável, realçando a beleza do ambiente ao seu redor.
Dicas importantes no cuidado com orquídeas
Sabemos que existem muitas diferenças específicas entre as espécies, mas isso não torna o cuidado com as orquídeas uma tarefa impossível. Por isso, selecionamos algumas dicas que irá ajudar a cultivar as plantas bonitas e saudáveis dos seus sonhos.
1ª Dica: Mantenha as plantas em um local iluminado
As pessoas acreditam erroneamente que as orquídeas não gostam de luz porque são plantas delicadas, mas não é o caso. As espécies tipicamente associadas às sombras requerem alguma radiação solar, mesmo que apenas em quantidades mínimas, para atingir seu pleno potencial.
Mantenha as orquídeas perto de janelas ou outros locais onde possam tomar sol logo pela manhã, de preferência entre seis e oito horas.
2ª Dica: Escolha o vaso com sabedoria
A saúde da sua orquídea depende muito do desenho do vaso e do material de que é feito. Por isso que há diversos materiais que podem ser utilizados nos vasos das orquídeas:
- Plástico: é o mais usado, considerando o seu baixo preço. Como o plástico não absorve a água, é adequado para plantar orquídeas. Mas cuidado: precisa ter furos no fundo, e menor quantidade de regas;
- Cerâmica: os vasos retêm mais água do que os de plástico, permitindo que você regue sua orquídea com menos frequência. São mais pesados no geral, mas reduz a necessidade de cachepôs;
- Porcelana: são bonitos, mas não são muito funcionais quando se trata de manter orquídeas. Devido à falta de sulcos habituais no fundo, a água da chuva acumulada pode fazer com que as raízes das plantas inchem;
- Cestos vazados: são excelentes escolhas para orquídeas. As raízes da planta permanecem relativamente expostas ao meio ambiente, o que é ideal para aeração e desenvolvimento das raízes;
- Garrafa PET: é uma alternativa barata e amiga do ambiente. Então, se você decidir cultivar orquídeas em potes de PET, não se esqueça de fazer alguns orifícios no fundo, e nas laterais. Os sulcos abonam que o substrato permaneça seco e livre de acúmulo de água.
3ª Dica: Molhe as orquídeas, mas não muito
As necessidades de rega da planta dependerão de vários fatores além de suas espécies, incluindo a temperatura e a umidade do ambiente. As orquídeas não gostam quando seu substrato está sempre úmido, então não tenha medo de deixá-lo secar ocasionalmente.
4ª Dica: Cuide sempre da adubação
Se a sua orquídea está lá, num canto, sem flores e sem crescer, é bem provável que há necessidade de adubar. Pois a planta precisa de nutrientes, que os adubos, sejam orgânicos ou químicos, fornecem, mas que ela não pode produzir sozinha ou extrair da água, é sua responsabilidade fornecer uma pequena quantidade de adubo periodicamente.
É recomendado fazer um saquinho para botar no vaso da sua planta, utilizando bokashi ou biokashi, e ela vai liberando lentamente o adubo resoluto para a planta que está dentro.
5ª Dica: Utilize o substrato certo
Há uma grande variedade de substratos que você pode usar para cultivar sua orquídea, e decidir de forma informada é crucial para o desenvolvimento saudável da planta.
O substrato mais adequado retém apenas a quantidade adequada de umidade e impede que as raízes da planta sequem. A alternativa do substrato pode ser afetada pelo tipo de vaso e a quantidade de água, então uma base mais seca seria preferível.
6ª Dica: Utilize canela para cicatrizar as folhas
A canela é um excelente remédio. Assim, uma pequena quantidade de canela em pó deve ser aplicada na área exposta após a queda da vagem ou se a planta apresentar sinais de danos no caule, folhas ou raízes.
A ferida cicatriza e impede que as pragas se alimentem das folhas.
7ª Dica: Fique atento à cor das folhas e do caule
Se a cor da folha for num tom extremamente escuro, a planta precisa de mais luz. Mas se as folhas estão amarelas, é porque estão pegando muito sol. Sabendo disso, mova a planta para algum lugar onde receba menos luz solar direta por períodos mais curtos.