Escrever uma boa redação em um vestibular, no ENEM ou em um concurso público nem sempre é uma tarefa fácil.
Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e facilitar a sua jornada rumo à aprovação. E é justamente sobre elas que o artigo de hoje vai falar.
A redação é um dos pontos mais importantes dos vestibulares, do ENEM e das provas de Concurso.
O modelo de texto mais comum que pode aparecer nessas provas é aquele dissertativo-argumentativo, em que o candidato deve apresentar uma tese inicial e defendê-la ao longo do texto.
A redação desse gênero possui alguns aspectos estruturais que devem ser respeitados para a obtenção de um melhor resultado e de uma melhor pontuação. Os aspectos principais da estrutura são: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Vamos ver, a seguir, dicas para compor cada um desses aspectos estruturais.
Introdução: O parágrafo de introduzir deve possuir de 5 a 7 linhas. Nele você deve abordar o TEMA da redação e se posicionar sobre o mesmo. Lembre-se que é muito importante deixar bem claro qual é o seu posicionamento e a sua tese, já que é a partir da introdução que todo o seu texto irá se desenvolver.
Desenvolvimento: O desenvolvimento deve possuir de 7 a 9 linhas. Lembre-se que a sua redação deve possuir dois parágrafos de desenvolvimento. Neles você irá apresentar os argumentos que defendam a sua tese.
Conclusão: O parágrafo de conclusão deve possuir de 6 a 9 linhas. É nele que você deve finalizar o seu texto de forma coesa. A conclusão é o parágrafo que mais pode variar dependendo da sua prova.
Algumas provas irão pedir para que você realize uma proposta de intervenção nesse parágrafo, como é o caso da prova do ENEM. Outras, irão pedir para que você realize um encaminhamento para o futuro, como é o caso das provas realizadas pela banca da Vunesp.
Porém, em qualquer um desses casos a conclusão deverá retomar os argumentos já propostos e nunca adicionar ideias novas ao texto.
Para além do aspecto estrutural, existem outros aspectos muito importantes que formam um texto bem estruturado, bem escrito e bem desenvolvido.
Vamos ver, a seguir, algumas dicas gerais relacionadas à esses demais aspectos.
Tema: Nunca fuja do tema proposto. É importante que você se mantenha sempre dentro da proposta, sem nunca tangenciar o tema.
Ortografia: Cuidado com erros de acentuação e pontuação. Se tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra, busque um sinônimo ou reestruture a frase com palavras diferentes que tragam o mesmo sentido.
Lembre-se que aspectos como coesão e coerência são também levados em consideração pelo corretor.
Objetivo: É importante ser direto no seu texto, sempre mantendo o foco na sua proposta e argumentação.
Atualidades: É importante sempre se manter bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo, pois os temas mais importantes da atualidade podem compor parte da linha temática da sua redação.