A anáfora e a catáfora são mecanismos crucias da língua para a criação de um texto coeso. Nesse sentido, o seu uso pode tornar a leitura de uma redação mais interessante e prazerosa para o leitor. Além disso, a coesão é uma exigência básica em redações de concursos e vestibulares. Portanto, usar os mecanismos de retomada para garantir a coesão aumenta as chances que obter uma boa nota.
A anáfora e a catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar algo ou para referenciar algo que já foi anteriormente colocado no texto. A anáfora é aquela que retoma a informação. Desse modo, os temos anafóricos são aqueles que fazem referência a uma palavra ou expressão já mencionada no discurso. Veja exemplos:
- Ainda não assisti ao filme que ela me indicou. (elemento anafórico retomando filme)
- Mari ganhou um pet e quer chamar o filhote de “Lampião”. (elemento anafórico retomando pet)
Já a catáfora, por sua vez, introduz uma informação nova no texto. Assim, os elementos catafóricos são aqueles que se referem a algo que ainda será explicitado no texto, como na frase abaixo:
- Esta notícia me deixou muito abalada: ele perdeu a eleição. (elemento catafórico, introduz a notícia)
O uso desses elementos garante que o texto tenha um bom encadeamento lógico das ideias. Além disso, evita a repetição de palavras e expressões, que deixaria a leitura do texto cansativa.
Como usar a anáfora e a catáfora?
A anáfora e a catáfora devem ser usadas para referenciar termos, pessoas, coisas, lugares e fatos à medida que o texto vai progredindo. Nesse sentido, é preciso que o estudante esteja muito atento à mensagem que deseja passar. Ao introduzir uma nova ideia, é interessante usar elementos catafóricos como isto e esta, por exemplo, gerando certa expectativa no leitor. A informação nova deve vir logo após a catáfora.
Uma maneira empregar o mecanismo da anáfora é fazer uso dos sinônimos. Sempre que for retomar uma palavra ou expressão, se for possível, a substitua por outra que tenha o mesmo significado ou referente. Os pronomes são uma boa opção de retomada, por exemplo. Por fim, o estudante precisar ter cuidado de garantir que o termo que irá retomar ou introduzir um elemento no texto seja sintaticamente adequado.
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