Qualquer exame que exija uma resposta discursiva ou uma redação, por exemplo, tem entre os critérios de avaliação a ortografia correta das palavras e a observância das regras gramaticais. No entanto, as pessoas estão cada vez mais habituadas a escrever por meio de um dispositivo digital, como computador ou celular, e contam com a assistência de corretores automáticos. Apesar de isso ter um lado positivo, gera também menor atenção no momento da escrita.
Nos exames, não é possível contar com o suporte do computador, então, é preciso ter a atenção redobrada para evitar cometer erros de escrita que tanto prejudicam o texto. Pensando nisso, apresentamos 5 erros muito comuns que você deve evitar em contextos formais de escrita. Confira!
Em primeiro lugar, trazemos um erro clássico de acentuação, que pode ser visto como erro gramatical. Enquanto o “tem” sem acento é o verbo ter conjugado na 3ª pessoa do presente do indicativo no singular, o “têm” com acento indica o mesmo verbo conjugado na 3ª pessoa do plural. Como na oralidade não há diferença de pronúncia, muitas pessoas confundem esses usos na escrita. Veja exemplos de usos corretos:
Bianca, Maísa e Carlinhos têm muito em comum.
Ele tem apenas um carro velho.
Nesse caso, o erro reside no fato de associar o pronome “mim” ao verbo logo em seguida. A palavra “mim” é classificada como um pronome oblíquo, desse modo, deve ser usada sempre como complemento do verbo. Assim sendo, não se deve colocar verbo após “mim”. Veja como usar corretamente:
Ele fez isso para mim.
Para eu fazer todo o trabalho.
Para muitos, esse é apenas um problema de redundância. No entanto, para muitos gramáticos, consiste em um erro. Aqui temos duas palavras que indicam tempo passado “há” e “atrás”. Desse modo, o correto seria suprimir um desses elementos para que a frase fique correta:
Ele se mudou há muitos anos.
De acordo com a norma padrão, o correto após uma preposição é usar um pronome oblíquo, de modo que a frase “entre eu e você” está incorreta do ponto de vista da gramática tradicional, pois “eu” e “você” são pronomes pessoais do caso reto. Então, o correto seria: Entre mim e ti.
Por fim, o último dos 5 erros é um dos mais recorrentes. Enquanto “há” indica tempo decorrido, “a” faz referência a uma distância ou a um momento no futuro. No entanto, por conta da mesma pronúncia, muitos acabam confundindo os usos na escrita. Veja exemplos de como empregar ambas as palavras corretamente:
Estou triste há dias, desde a última sexta-feira.
Viajarei daqui a dez dias / O clube fica a 400 metros do cinema.
E aí? Gostou das dicas de português? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!