Textos jornalísticos são excelentes para quem deseja se informar – os mais seguros e indicados, para falar bem a verdade.
Além disso, por variadas razões, estudantes podem aprender muito com esse estilo de texto. A saber, o estilo de redação do jornal tende a ter três níveis: manchetes, frases principais e conteúdo do artigo.
Apesar de ser um modelo antigo de conteúdo, muitos ainda têm dúvidas de sua construção. E para ficar em dia com o estudo para vestibular, Enem ou concurso público, por exemplo, é preciso dominar o formato dos textos jornalísticos.
Afinal, as provas sempre trazem exemplos para serem destrinchados ou então pede que os candidatos respondam questões a partir de notícias.
Como treinar compreensão de textos jornalísticos
Selecionamos algumas ideias de como é possível treinar a compreensão de textos jornalísticos, bem como a redação deles.
Pode ser uma excelente dica para professores que desejam levar este formato para a sala de aula. Confira!
Objetivo: habilidades de redação aprimoradas e compreensão do estilo de redação de jornais
Atividade: escrever artigos de jornal curtos
Nível: intermediário a intermediário superior
Dicas para abordar em sala de aula
Use o exemplo de artigo de jornal fornecido ou leve um jornal para a sala de aula.
Logo após, os estudantes devem ler o artigo do jornal e resumir o conteúdo.
Uma boa dica é pedir que os estudantes percebam a diferença entre o título, a frase inicial e o conteúdo do artigo em termos de uso de tempo verbal e vocabulário.
Como classe, verifique se as diferenças entre o título, a frase inicial e o conteúdo do artigo são claras.
A compreensão, de modo geral, pode ocorrer da melhor forma quando se faz essa diferenciação:
- Título: tempos simples, idiomática, vocabulário chamativo, sem uso de palavras funcionais
- Frase inicial: Presente do tempo perfeito frequentemente usado para dar uma visão geral.
- Conteúdo do artigo: uso adequado do tempo verbal, incluindo uma mudança de presente perfeito para pretérito para fornecer informações detalhadas e específicas sobre o que, onde e quando algo aconteceu.
Uma vez que as diferenças tenham sido compreendidas, os estudantes já tem certo domínio e podem escrever seus próprios artigos de jornal usando as manchetes fornecidas ou inventar suas próprias histórias.
Peça aos alunos que leiam seus artigos de jornal em voz alta, permitindo que você incorpore alguma compreensão auditiva na aula.
E então, curtiu conhecer as duas ideias?
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