O que é interpretação textual?
Interpretar é o ato de entender o que o outro diz, independente da linguagem que se usa. Interpretamos diversas coisas no nosso dia a dia, quando lemos algum livro, mensagens, bilhetes; quando escutamos alguém falar algo, interpretamos até mesmo músicas, imagens, placas de trânsito, entre outros exemplos.
A interpretação de texto não está somente nas provas e, também, não se aplica apenas nos estudos. Ela é de extrema importância para o seu dia a dia.
É importante ressaltar que, interpretação textual inclui suas tipologias e, inclusive, suas formas de linguagem.
Existem três formas de linguagem – verbal, não verbal e linguagem mista ou híbrida – as verbais estão presentes nos textos formados por palavras, não verbais por imagens e a linguagem híbrida pelos dois ao mesmo tempo.
Dicas de interpretação
A interpretação pode se tornar muito difícil e complicada em determinadas questões de provas.
O artigo vai trazer algumas dicas para que você possa desenvolver uma habilidade de interpretação.
- Comece sempre pelo enunciado e procure pela resposta correta no texto.
- Para evitar que fique entre duas ou mais alternativas, entenda e foque no comando do enunciado.
- Leia os textos escrevendo ao lado de cada parágrafo seu assunto principal. Dessa forma, você evita se perder na ideia por um todo do texto, não fica relendo-o e otimiza seu tempo na hora da prova.
- Reconheça o tipo textual do texto que está interpretando e sua forma de linguagem. Isso é muito importante para você saber com o que está lidando.
- Cuidado com alternativas que extrapolam o que foi dito no texto. Preste atenção em palavras como: nunca, jamais, sempre. Normalmente, essas alternativas estão ERRADAS.
- Priorize fazer as questões fáceis, se alguma estiver muito difícil, pule e deixe para responder no final da prova.
Incorpore essas dicas no seu dia a dia para garantir que a sua habilidade de interpretação se torne cada vez melhor!