O judaísmo pode ser considerado a primeira religião monoteísta da história do mundo com mais de três mil anos de existência.
A saber, de acordo com uma tradição judaica, Deus realizou um pacto com os hebreus, elegendo-os como povo para desfrutar da terra prometida.
Segundo o judaísmo, o pacto aconteceu com Abraão e sua descendência cresceu através das Leis divinas reveladas a Moisés, no Monte Sinai.
Desse modo, o judeu de forma indireta acaba sendo um membro da tribo de Judá, um dos filhos de Jacó e fundador de uma das doze tribos de Israel.
Além disso, pode-se dizer que o judaísmo possui caráter familiar. Ou seja, ele se preserva e difunde-se através de um núcleo social de caráter não messiânico.
A religião judaica possui como idioma litúrgico o hebraico, na qual se dirigem à entidade absoluta do judaísmo, Javé ou Jeová.
Dentre alguns dos sacramentos do judaísmo, podemos citar:
- Circuncisão realizadas em crianças do sexo masculino
- Rito de passagem à maioridade;
- Matrimônio;
- Luto
Para compreendermos melhor a religião, costumes e sociedade judaica, selecionamos alguns filmes que abordam essa religião.
Ademais, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa na preparação para o Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Judaísmo: Dicas de filmes sobre a religião e sociedade
Selecionamos dicas de filmes que abordam a religião judaica e sociedade, veja!
Kadosh – Laços Sagrados
O filme conta a história do casal Meïr e Rivka, casados por dez anos, moram em um bairro judeu ultra ortodoxo de Jerusalém.
Mesmo vivendo felizes, o casal não tem filhos. Por conta disso, para garantir a descendência, o rabi do local pede para Meïr rejeitar sua esposa e se casar com outra mulher.
Segredos Íntimos
O filme conta a história de Noemi, filha de um rabino. Ela consegue convencer o pai a adiar o casamento para estudar em um seminário judeu.
Nele, a jovem conhece Michel, uma jovem aventureira e espontânea com quem faz amizade. Posteriormente, ambas conhecem Anouk, uma estrangeira que possui um passado assustador.
Desse modo, ao tentar ajudá-la, Noemi e Michel passaram a levar Anouk para vários rituais cabalísticos, abrindo novos caminhos para elas.
O Julgamento de Viviane Amsalem
O filme se passa em Israel, onde os judeus ortodoxos só se separam através do julgamento de Rabinos e o consentimento do marido.
O longa é baseado na história real de Viviane Amsalem que não mede esforços para conseguir sua liberdade.
E então, gostou das dicas de filmes sobre judaísmo e sociedade?
Não deixe de ler também – Raça e etnia: Qual a diferença entre os conceitos?