O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta o cérebro através da morte de neurônios. Essas áreas acabam comprometendo a memória, capacidade de linguagem e o comportamento.
A saber, milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com Alzheimer. Além disso, a maioria delas tem o diagnóstico a partir dos 60 anos de idade.
Podemos destacar como os principais sintomas do Alzheimer:
O Alzheimer tornou-se um tema atual e cercado por pesquisas que buscam diagnosticar cada vez mais cedo a doença.
Desse modo, selecionamos dicas de filmes que abordam a vida de pessoas acometidas pelo Alzheimer que podem ser importantes na preparação para o Enem e demais vestibulares do país, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Selecionamos três filmes que abordam a vida de pessoa com Alzheimer, veja!
O filme conta a história do casal Grant e Fiona que vivem uma vida feliz até o momento que Fiona é diagnosticada com Alzheimer e procura uma clínica geriátrica.
A saber, uma das regras da clínica é a paciente não receber a visita da família no primeiro mês de internação.
Após esse período, o marido vai visitá-la, porém ela não o reconhece. Além disso, Fiona acaba se apaixonando por outro homem e Grant tem que aprender a ser apenas seu amigo.
O filme apresenta um roteiro voltado para doença de Alzheimer, através da história da professora da Universidade de Harvard, Alice Howland, especialista em linguística.
Alice vivia uma vida feliz e realizada profissionalmente por toda sua jornada acadêmica e pessoal. No entanto, ao descobrir o diagnóstico precoce de Alzheimer ele tem que refazer todo o seu estilo de vida.
O filme conta a história do professor de matemática, Emílio, diagnosticado com Alzheimer. O professor então decide ir em busca de um antigo amor, antes que ele perca completamente sua memória.
Além disso, o longa aborda de forma sensível a doença e mostra o envolvimento e os dramas enfrentados por Emílio e seus familiares diante do avanço da doença.
E então, gostou das dicas de filmes sobre Alzheimer?
Não deixe de ler também – Autismo: Dicas de filmes que abordam o transtorno.