Os trabalhos acadêmicos, além do conteúdo textual, exigem elementos pré e pós-textuais. O primeiro elemento pré-textual é a capa. Apesar de os alunos terem certa liberdade para fazer a capa sem regras no ensino básico, no contexto da universidade, é necessário seguir algumas regras.
Isso se dá porque a capa é o primeiro elemento de apresentação do trabalho. Desse modo, deve conter determinadas informações como nome do aluno, título do trabalho, ano e outras e dever ser padronizada.
Nesse sentido, para fazer uma capa adequada ao contexto de ensino superior, o aluno deve levar em conta as regras da ABNT para a formatação de trabalhos. A ABNT é a sigla para a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
De acordo com as regras da ABNT, a estrutura da capa deve seguir especificações de dados, margem, fonte e espaçamento.
Desse modo, deve conter, na seguinte ordem:
- Nome da instituição de ensino (em negrito e caixa alta);
- Curso (não é obrigatório);
- Nome completo do aluno (em caixa alta);
- Título do trabalho (em negrito e caixa alta);
- Subtítulo do trabalho;
- Local (em caixa alta); e
- Ano vigente.
Todos esses elementos devem estar centralizados. Além disso, a fonte deve ser Times New Roman no tamanho 12 ou Arial, tamanho 11.
Já o espaçamento deve trazer:
- 3 espaços entre o nome da instituição e o do aluno;
- 12 a 16 espaços entre o nome do aluno e o título/subtítulo; e
- 12 a 16 espaços entre o título e local/ano.
Quanto às margens, a capa deve seguir a mesma formatação de todo o trabalho, que ainda de acordo com a ABNT, é de de 3 cm para as margens superior e esquerda e de 2 cm para as margens inferior e direita.
Além disso, é fundamental ter cuidado para evitar cometer erros quanto à norma padrão do português, então tenha cuidado com a escrita das palavras.
Curtiu as dicas? Então deixe seu comentário abaixo!