Dia do Médico: como passar no Vestibular de Medicina? - Notícias Concursos

Dia do Médico: como passar no Vestibular de Medicina?

Aproveite o Dia do Médico para conferir essas dicas valiosas

Hoje, 18 de outubro, é o Dia do Médico, uma data criada para celebrar os profissionais da saúde. Atualmente, existem mais de 300 faculdades de Medicina no Brasil.

Cursar Medicina é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Afinal, não é à toa que o curso é um dos mais concorridos na maioria dos vestibulares e processos seletivos do país.

Apesar da concorrência, ser aprovado em um Vestibular de Medicina não é impossível. Porém, os estudantes que quiserem atingir esse objetivo devem estudar com constância e eficiência.

Para que você consiga realizar esse sonho, separamos dicas de como passar no Vestibular de Medicina. Utilize as dicas abaixo para entender como realizar o seu sonho neste dia tão importante para os médicos!

Estude com antecedência

O processo seletivo para Medicina é muito competitivo e, dessa maneira, é importante que você comece a e preparar para os vestibulares com muita antecedência.

Tenha em mente que você irá precisar dividir todo o conteúdo a ser estudado ao longo de alguns meses de estudo, pelo menos. Ter tempo suficiente disponível é fundamental para que você consiga aprender os conteúdos que serão cobrados pelas provas e aprimorar as habilidades necessárias para ser aprovado no processo seletivo.

Dessa maneira, comece a estudar para o Vestibular de Medicina o quanto antes.

A importância da constância

A constância é fundamental para todos os estudantes que querem ser aprovados em um Vestibular de Medicina. Isso significa que você deve transformar o seu estudo em um hábito para que você esteja se preparando com frequência.

Tenha em mente que a constância pode ser muito mais importante que a intensidade, por exemplo. Assim, é muito mais interessante que você estude e revise seis dias por semana, por exemplo, do que estude quatorze horas em um dia e depois deixe de estudar por três dias.

Dicas Vestibular de Medicina
É importante que você estude de forma constante. Imagem: Revista do Estudante/Reprodução

A constância é uma das melhores aliadas de todos os estudantes que querem ser aprovados em um Vestibular de Medicina. É fundamental ressaltar também que você não deve deixar de descansar para ser constante: insira sempre um ou dois dias de descanso ao longo da sua semana de estudos.

A importância da redação

Muitos estudantes ignoram a importância da redação para os Vestibulares de Medicina, mas isso é um grande erro. A prova de redação é muito importante para a maioria dos vestibulares brasileiros e, dessa forma, a nota obtida nessa prova pode ser decisiva para a aprovação ou não do candidato.

Assim, para ser aprovado em um Vestibular de Medicina, é fundamental que você pratique a redação com frequência. Em primeiro lugar, você deve analisar a prova de redação do processo seletivo de seu interesse, uma vez que os moldes e estruturas podem ser diferentes de vestibular para vestibular.

Feito isso, é fundamental que você treine a sua habilidade de escrita. Para isso, busque escrever uma redação por semana com os temas cobrados em edições passadas do vestibular do seu interesse. Tenha em mente que a prática é a melhor forma de aprimorar as próprias habilidades na redação.

Motivação

É importante que você tente manter a motivação ao longo do seu percurso de estudos. Ela será o impulso que fará com que você consiga estudar de forma constante e atinja o seu objetivo principal: ser aprovado no Vestibular de Medicina. 

Faça autoavaliações constantes

É muito importante que você monitore o seu progresso ao longo do seu período de estudos. Essa estratégia é fundamental para que você identifique a necessidade ou não de realizar mudanças no seu plano de estudos, por exemplo, ou alterar a sua técnica de estudos.

Uma boa maneira de realizar uma autoavaliação é por meio dos simulados. Após fazer um simulado, corrija as questões e identifique suas áreas de força e fraqueza. Com base nos seus erros e acertos, faça ajustes em seu plano de estudo e, se necessário, mude de estratégia de estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?