A Copa do Mundo de Futebol do Catar 2022 deve começar no dia 20 de novembro. O país inteiro deve parar para assistir aos jogos da seleção. Nestes dias, as cidades ficam vazias, como se fosse um feriado. Daí surge a dúvida, o dia de jogo pode ser considerado uma folga? Quais os direitos do trabalhador?
Durante a primeira fase do campeonato mundial de futebol no Catar, os jogos do Brasil irão cair em dias úteis, em horário comercial que varia entre 10h a 16h. Todavia, as empresas podem nestes dias, determinar horários de trabalho diferenciados, ou mesmo liberar o profissional, que deverá compensar futuramente.
De acordo com a legislação trabalhista, dias de jogos de futebol não são considerados feriados. Além disso, não existe nenhum dispositivo legal que garanta aos funcionários de uma empresa o direito de se ausentar de seu serviço ou parar as suas atividades durante as partidas da seleção.
Isso quer dizer que os empregadores não são obrigados a liberar seus funcionários nos dias dos jogos de futebol. Aliás, por essa razão, quem deseja ver as partidas deve negociar com seus patrões em busca de uma solução que seja benéfica para ambos os lados. Desse modo, a comunicação é fundamental.
O que fazer em dia de jogo
A princípio, é possível que os funcionários de uma empresa negociem com seus chefes a paralisação momentânea de suas atividades durante os dias e horários dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Cada organização irá definir suas ações nestes dias especiais. Elas devem ser estabelecidas antes das partidas.
Algumas organizações estabelecem confraternizações entre os funcionários que se juntam para assistir aos jogos da seleção, ao invés de liberar seus funcionários antes das partidas. Desse modo, no caso das empresas liberarem seus funcionários, estes deverão compensar a falta através de seu banco de horas, de forma a não atrapalhar a rotina corporativa.
Uma das alternativas para contornar esta situação é a instituição do trabalho remoto em dias de jogos da Copa do Mundo. Analogamente, o Home Office pode ser uma boa pedida, visto que permite ao funcionário acompanhar o campeonato em sua casa, sem causar grandes impactos à organização e sem descontar no horário do profissional.
Os empregadores devem comunicar aos seus funcionários e equipe, alguns dias antes do jogo, sobre os procedimentos praticados pela empresa. Em suma, a compensação de horas trabalhadas pode ser feita a qualquer momento, até mesmo no dia da partida da seleção brasileira.
Como negociar com seu chefe
Se a empresa ainda não conversou com seus funcionários sobre o que fazer nos dias de jogos da copa, é importante ir atrás e negociar com os seus empregadores, em busca da melhor solução. É possível combinar com o gestor da organização e conversar sobre suas expectativas e sobre o que deseja fazer.
Para o chefe, esta é uma oportunidade de reconhecer o trabalho de seu funcionário, estabelecendo ações que possam valorizá-lo como profissional. Pode-se utilizar por exemplo o banco de horas para que o trabalhador assista aos jogos em casa. Vale ressaltar que é possível negociar.
No entanto, antes de conversar com o gestor, é preciso avaliar todos os projetos ainda em andamento, pois se a falta ao serviço comprometer o dia de trabalho é preferível continuar na empresa no dia de jogo. Se todas as suas demandas estiverem em dia, pode-se conversar abertamente com seu chefe.
O indicado é que se converse com o gestor com uma antecedência, explicando como estes jogos são importantes para você. Fale que irá adiantar seu trabalho de modo a não deixar nada para depois. É preciso argumentar, conversar, ser assertivo ao falar sobre seus desejos.
Conheça o perfil de sua empresa
Antes de solicitar a liberação antes dos jogos da Copa do Mundo, é conveniente conhecer o perfil da organização, como ela age nestes momentos. Se ela valorizar a presença de seus funcionários em seus escritórios dificilmente você conseguirá uma liberação para ver as partidas em sua casa.
No caso de a liderança for moderna, liberal, vale a pena conversar com os gestores. Preste atenção no dia a dia corporativo, se é necessário cumprir tarefas com prazos apertados. Se for o caso, é conveniente assistir aos jogos da seleção brasileira dentro mesmo do escritório, junto a seus colegas de serviço.